Futuro confiado à UCPel

odonto-luisa-052Luísa Kütter Müller Chagas tem 18 anos. Após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, na pequena cidade de Morro Redondo, na Zona Sul gaúcha, tratou de iniciar a preparação para enfrentar as concorridas disputas pelas vagas em Medicina e Odontologia. Foi na sexta tentativa que a jovem conseguiu garantir o ingresso na primeira turma de Odonto da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

“Sempre tive interesse na área da saúde e com o começo do curso de Odontologia da Católica, abriu-se uma oportunidade para concretização da carreira almejada. A UCPel tem credibilidade nos cursos ofertados, e por esse motivo eu e minha família confiamos a ela o meu futuro”, revela.

A confiança de Luísa e dos pais na Católica tem base sólida. Com mais de 50 anos de tradição, a UCPel é a primeira universidade estabelecida no interior do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, é uma instituição de ensino de vanguarda, que busca permanentemente a inovação e o dinamismo, unindo sempre excelência em ensino, pesquisa e extensão, com os olhos na sustentabilidade.

Já são mais de 37 mil profissionais formados nas áreas de Saúde, Negócios, Tecnologia, Educação, Comunicação, Meio Ambiente, Sociais e Jurídicas. A universidade é credenciada com nota 4 (de até 5) pelo Ministério da Educação (MEC) e vários de seus cursos de graduação são distinguidos com 4 e 5. Nesse contexto, a Odontologia passou a ser oferecida em 2016 já com o grau máximo da avaliação pelo MEC.

Infraestrutura é diferencial
odonto-luisa-150Com um grande complexo de ensino e pesquisa, por onde circula uma comunidade acadêmica de mais de cinco mil alunos, professores e funcionários, a Católica é dotada de um grande aparato tecnológico composto por laboratórios de saúde, informática, química, biologia, física, análises clínicas, perícias, linguagens e também outros espaços de atuação, como ateliês, salas de negócios e serviços de assistência à comunidade.

Segundo os avaliadores do MEC que validaram o começo das atividades da Odontologia na UCPel, o curso conta com infraestrutura privilegiada. Biblioteca completa e atualizada, incluindo acesso digital a livros e periódicos nacionais e internacionais, laboratórios projetados para as necessidades da graduação e professores altamente qualificados, 100% deles com mestrado e doutorado, dão diferencial à graduação.

“A qualificação e também a atenção que o corpo docente tem com seus alunos, sempre disposto a auxiliar em nossas atividades, é um destaque”, confirma Luísa.

Também conforme o MEC, essas características, somadas ao projeto pedagógico do curso, podem garantir a formação de excelentes profissionais, capazes de exercer a Odontologia com qualidade e consciência profissional.

Contato com a prática
odonto-luisa-168Todo esse cenário encontrado na UCPel dá tranquilidade para que Luísa já trace os próximos passos. “Conquistei uma vaga no curso que queria e tenho à disposição toda a estrutura que a Universidade Católica oferece. Passados esses meses iniciais, quero agora desenvolver e aprofundar o conhecimento e aprendizado na área da Odontologia, estando atenta às oportunidades ofertadas pelo nosso curso”, projeta.

Afinal, Luísa está satisfeita com esses primeiros meses de aula. Do ponto de vista da infraestrutura, gosta do atendimento oferecido pela biblioteca, considera as salas de aula adequadas e os laboratórios bem equipados. Ao mesmo tempo, afirma que todas as disciplinas têm conteúdos que despertam a atenção, pois estão dentro das áreas da Biologia e da Saúde, algo que sempre teve afinidade. Mas o contato com a população atendida pela Unidade Básica de Saúde União de Bairros, na Zona Norte de Pelotas, ainda é a melhor experiência até o momento.

Como se dispõe a desenvolver nos futuros cirurgiões dentistas competências e habilidades assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa, o curso de Odontologia da UCPel está baseado na interdisciplinaridade e na ampla realização de atividades práticas desde o começo da graduação. Assim, o aluno terá a possibilidade de integrar os conteúdos básicos e profissionalizantes, aplicando a teoria na prática diária.

“Considero positivo que mesmo estando no primeiro semestre do curso de Odontologia, recém criado pela UCPel, tenho o contato com a realidade que iremos encontrar quando começarmos as atividades práticas do curso”, destaca Luísa.

Vestibular à vista
A graduação de Odontologia da UCPel tem duração de 10 semestres. As atividades ocorrem em turno integral, pela manhã e à tarde.
Interessados em seguir viver experiências como as relatadas por Luísa têm oportunidade à disposição: o Vestibular de Inverno 2016 da UCPel oferece Odontologia. Basta fazer a inscrição no site vestibular.ucpel.edu.br e escolher uma das datas de prova. Depois, é só garantir a aprovação em um dos melhores cursos de Odonto do RS e do país.

O post Futuro confiado à UCPel apareceu primeiro em Vestibular Complementar de Inverno 2016.