Investigação científica dá diferencial à Odonto da UCPel

marcella-066

Marcella de Leon Marques Barcellos, de 20 anos, nasceu em Dom Pedrito, na região da campanha do Rio Grande do Sul. Após concluir o Ensino Médio na cidade, ingressou em cursinho preparatório. O objetivo era um só: Odontologia. Mas enquanto não atingiu a meta, chegou a cursar Fisioterapia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Isso até a instituição abrir a primeira turma de Odonto. Marcella conseguiu aproveitamento de disciplinas e alcançou então o objetivo.

Agora, junto com colegas e professores, ajuda a dar forma à graduação. “O que mais tenho gostado é a construção em conjunto com os alunos, desenvolvendo um curso completo, o que inclui mostrar a realidade da saúde, principalmente sobre o Sistema Único de Saúde”, justifica.

Marcella faz referência a uma das principais características da Odontologia da Católica: tratar o ser humano de forma integral e humanitária, buscando a inclusão social, sem discriminação e garantindo-lhe os princípios de cidadania. Além disso, a proposta é que o acadêmico seja crítico, reflexivo e compreenda as realidades sociais, culturais e econômicas do meio onde está inserido, para transformá-lo em benefício da sociedade.

Afinal, um dos grandes diferenciais da UCPel é a atuação junto às pessoas. A intenção é formar profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos e comprometidos com a concretização de uma sociedade mais justa. Exemplos disso são o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os ambulatórios de especialidades clínicas que juntos viabilizam mais de 137 mil atendimentos à comunidade, todos pelo SUS, tal qual aponta Marcella.

“Acredito que para fazer parte da área da saúde, a humanização deve estar entre os principais conceitos. Ajudar o próximo e tocar a vida das pessoas é o meu maior desejo”, confessa.

Corpo docente que inspira
marcella-096O currículo diversificado do curso, com ampla biblioteca e professores preparados para receber e orientar durante a formação acadêmica são, na opinião de Marcella, diferenciais da graduação na Católica. O corpo docente, 100% dele composto por profissionais com mestrado e doutorado, em especial.

“Os professores fazem diferença em nosso dia a dia. Amam o que fazem, são humanos, estão ali para ensinar e aprender com os alunos, nos motivam e mostram a importância de acreditarmos sempre em nosso potencial. Foram chave na minha escolha pelo curso e me fizeram ter certeza que quando a gente ama o que faz, não existe desafios que possam nos impedir. Eles merecem meu reconhecimento e carinho”, declara.

Para ela, a infraestrutura oferecida pela UCPel também é ótima. “As UBS’s são bem conservadas e acessíveis. O hospital, com espaços novinhos, está preparado para receber grandes turmas e é equipado com uma biblioteca para os acadêmicos. E há ainda o Campus da Saúde, que é espetacular”, completa a futura cirurgiã-dentista.

Os avaliadores do Ministério da Educação que conferiram nota 5 ao curso têm a mesma posição. A Odonto da UCPel entrou em funcionamento já com o grau máximo que pode ser concedido a uma graduação no Brasil. Para eles, o projeto pedagógico do curso aponta, de maneira excelente, para uma formação que capacite os futuros profissionais a exercer a Odontologia com qualidade, consciência profissional e a necessidade local no setor de saúde.

Incentivo à participação em pesquisas
marcella-113Além das aulas e das atividades em UBS’s, Marcella atua como voluntária em pesquisas científicas realizadas por seus professores. Isso porque a intenção do curso é formar também cirurgiões dentistas com competências de ensino e de pesquisa, além do desenvolvimento de habilidades assistenciais e gerenciais, obviamente.

Por isso o acadêmico na UCPel é estimulado a buscar e incorporar novos conhecimentos para atuar com rigor técnico e científico e a participar de investigações sobre doença e saúde bucal, elaborando trabalhos acadêmicos e científicos. Em paralelo, a Universidade também estimula o desenvolvimento da investigação científica a fim de viabilizar pesquisas buscando identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde bucal da população, seus condicionantes e determinantes.

“Quero continuar vendo o crescimento ainda maior do curso, que desde já proporciona aos alunos diversas pesquisas e projetos, visando o conhecimento da saúde como um todo, sempre dando atenção aos verdadeiros valores de um profissional de saúde”, projeta.

Inscrições no Vestibular de Inverno
As inscrições para o Vestibular de Inverno da UCPel estão abertas e Odontologia está sendo oferecida. Basta acessar o site vestibular.ucpel.edu.br, escolher uma das datas de prova e dar início à construção de uma trajetória acadêmica vitoriosa em um dos melhores cursos de Odonto do RS e do país.

O post Investigação científica dá diferencial à Odonto da UCPel apareceu primeiro em Vestibular Complementar de Inverno 2016.