Estrutura facilita escolha pela Odonto da UCPel

odonto-gabriel-110Gabriel Petersen, 24 anos, é natural de Cruz Alta, no Noroeste gaúcho, mas ao longo dos últimos anos morava em Rio Grande, município na Zona Sul gaúcha. Foi lá que concluiu o Ensino Médio e onde começou a trilhar o caminho rumo a uma universidade.

O foco de Gabriel sempre foi claro: com inclinação à área da saúde, visava o ingresso nos cursos de Medicina ou de Odontologia. Desde 2010 prestou vestibulares em busca da vaga nas graduações. Como não obtinha sucesso, resolveu experimentar e chegou a frequentar disciplinas de Arquitetura e Urbanismo. “Mas não tinha nada a ver comigo”, confessa.

Tentou então descobrir se daria certo na Psicologia. Por um tempo deu. A relação mais próxima com a saúde e o atendimento ao público em projetos de extensão chegaram a satisfazer Gabriel temporariamente. Não foi suficiente, no entanto.

Veio então uma grande possibilidade: com a abertura do curso de Odontologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gabriel teve a chance de começar a dar forma ao desejo antigo. E a aprovação no vestibular, que lhe garantiu vaga na primeira turma da graduação na UCPel, foi o primeiro passo nesse processo.

Referência em saúde
odonto-gabriel-115Após a aprovação no vestibular de Odontologia da UCPel, Gabriel não teve dúvida de que estava no caminho certo. Além da vontade de fazer esse curso, já estava munido de informações sobre o que a Católica ofertava a quem começasse a trilhar com ela a formação de cirurgião dentista. “Saber que a estrutura da UCPel é muito boa em todos os demais cursos facilitou a escolha”, revela.
A referência de Gabriel está inserida em um dos maiores expertises da UCPel: a área da saúde. Com estrutura de ponta, dedicada a atender especialmente aqueles que mais precisam, a Universidade responde por metade do atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Zona Sul do Estado. Nesse contexto, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) é o maior laboratório de ensino da instituição, com mais de 11 mil internações de média e alta complexidade por ano, sendo 7,7 mil apenas para usuários do SUS.

É nesse grande complexo que circulam os acadêmicos de todos os cursos da área da Saúde, incluindo Gabriel e os colegas dele. Eles terão no HUSFP uma das disciplinas mais inovadoras do curso, a Odontologia Hospitalar.

A UCPel ainda possui espaços diferenciados para o ensino na área, como três Unidas Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento e Ambulatório com atendimentos especializados. Além disso, na Católica há um campus destinado especialmente à área – o Campus da Saúde Doutor Franklin Olivé Leite.

Conhecendo realidades distintas
Um dos diferenciais do curso de Odontologia da UCPel é a inserção do aluno, desde o primeiro semestre, em práticas nas Unidades Básicas de Saúde. Como a intenção da graduação é fornecer assistência focada na saúde e não na doença, os alunos passam a ter acesso a realidades diferentes das deles, para que interajam com fatores socioeconômicos, políticos, culturais e comportamentais que auxiliem no processo de formação profissional.

Isso explica o fato de a faculdade de Odonto da UCPel possuir uma linha metodológica com ênfase na interdisciplinaridade e na ampla realização de atividades práticas, de forma que o aluno possa integrar os conteúdos básicos e profissionalizantes.

Gabriel percebeu isso: “O contato com as Unidades Básicas de Saúde e o envolvimento com a área da saúde é o que tenho gostado mais até agora. Odontologia sempre foi um sonho e embora seja um grande desafio, tenho muita certeza que escolhi o curso e a área certa.”

Professores altamente qualificados
odonto-gabriel-131O objetivo da UCPel é formar cirurgiões dentistas com competências e habilidades assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa. Para isso, a Universidade disponibiliza um corpo docente totalmente composto por professores com mestrado e doutorado. A infraestrutura privilegiada, dotada de laboratórios que atendem às necessidades da formação, assim como a biblioteca completa e atualizada, incluindo acesso digital a livros e periódicos nacionais e internacionais, agregam ainda mais valor à graduação, avaliada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao conceder o conceito 5, o MEC reconheceu a qualidade do ensino ofertado pela Odontologia da Católica, bem como dos professores, dos laboratórios e das bibliotecas. “É a universidade que oferece a melhor infraestrutura da região”, afirma Gabriel.

As inscrições para o vestibular da UCPel estão abertas e o curso de Odontologia está sendo oferecido. Basta acessar o site vestibular.ucpel.edu.br, fazer a prova e garantir a aprovação em um dos melhores cursos de Odonto do RS e do país.

O post Estrutura facilita escolha pela Odonto da UCPel apareceu primeiro em Vestibular Complementar de Inverno 2016.