Nota do MEC facilita escolha pela Odonto da UCPel

ariele-e-mayara-162klbnArielle Nagata, 31 anos, encontrou na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a oportunidade para dar importante passo rumo à desejada carreira de cirurgiã dentista. Paulista de Santa Fé do Sul, Arielle já viveu no Mato Grosso do Sul, onde começou o curso de Direito, e no Paraná, onde chegou a tentar o ingresso em Odontologia. Morou no Japão, casou, teve um filho. Acabou mudando para o Rio Grande do Sul, onde retomou o ensino superior em 2016, quando a UCPel colocou em funcionamento a Odontologia.

Ao descobrir que a Católica passaria a ofertar a graduação, Arielle aproveitou o reconhecimento conferido à Universidade e não hesitou em fazer o Vestibular para tentar a vaga: “Saber que a UCPel é referência de ensino e muito conceituada facilitou a escolha”.

Na Católica de Pelotas, primeira Universidade criada no interior do Rio Grande do Sul, o acadêmico de Odontologia encontra um curso com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, conceito que avaliza a qualidade dos professores, da estrutura de ensino, dos laboratórios e das bibliotecas da instituição. A nota 5 reconhece o projeto pedagógico de vanguarda, que busca inovação e dinamismo, além de unir excelência em ensino, pesquisa e extensão para formar um profissional generalista, capacitado para a atuação humana, ética, cidadã, competente e capaz de implementar a atenção de odontologia nas diversas situações de saúde e de doença. O cirurgião dentista formado pela UCPel entrará no mercado de trabalho compreendendo a realidade social, cultural e econômica da população, buscando sempre o melhor para sociedade.

ariele-e-mayara-185hbjInterdisciplinaridade para atuação completa
Um dos diferenciais do curso de Odontologia da UCPel é que o estudante está inserido em atividades práticas desde o primeiro semestre. Como se dispõe a desenvolver nos futuros profissionais competências e habilidades assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa, o plano pedagógico está baseado na interdisciplinaridade e na ampla realização de atividades práticas ao longo de toda a graduação, de forma que o aluno consiga aplicar a teoria na prática diária.

E o principal exemplo dessa máxima está na disciplina que integra, em atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) mantidas pela UCPel, alunos de todos os cursos da área. Acadêmicos de Odonto, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, incluindo ainda os de Serviço Social, descobrem juntos como atender demandas da população e prestar assistência por meio das ações previstas pela Estratégia de Saúde da Família. Além de atuar com foco na prevenção e não apenas no tratamento da doença, esse modelo de aprendizagem resulta na formação de profissionais que conseguem entender o trabalho de outros colegas da área, orientados pelos valores cristãos e comprometidos com a concretização de uma sociedade mais justa.

Arielle, que semanalmente participa das atividades promovidas pela disciplina integrada na UBS União dos Bairros, na zona norte de Pelotas, nota esse perfil humanista da graduação. Ao percorrer as ruas das vilas atendidas pela Unidade de Saúde, identifica pacientes e mapeia fatores que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. Além disso, também desenvolve ações solidárias, como as dirigidas a uma mãe e seus sete filhos, para quem a turma tem direcionado atenção especial, como a coleta e doação de agasalhos para combater o frio do rigoroso inverno gaúcho. “A grade curricular tem sido muito engrandecedora em termos de base para a área de humanas”, avalia Arielle.

Essa promoção da vida e da dignidade humana reconhecida por Arielle encontra força principalmente na área de saúde na UCPel. Considerado um dos maiores expertises da Universidade, esse eixo de atuação tem estrutura de ponta, dedicada a atender especialmente aqueles que mais precisam, como os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), parcela da população que responde por metade dos atendimentos prestados pela UCPel na região de Pelotas.

ariele-e-mayara-241hjNa Católica, os estudantes de Odonto e dos outros cursos da Saúde têm à disposição o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), que realiza mais de 11 mil internações por ano. Há ainda outros espaços diferenciados para o ensino na área: três UBS’s, um pronto atendimento, ambulatórios com atendimentos especializados e um campus destinado especialmente à área – o Campus da Saúde Doutor Franklin Olivé Leite.

Ao longo de dez semestres, o acadêmico de Odontologia terá oportunidade de experimentar toda essa infraestrutura, classificada por Arielle como excelente. Cenário que dá boas perspectivas a ela. “A médio prazo quero ter conhecimento para começar a auxiliar nos tratamentos odontológicos e, ao mesmo tempo, conhecer a fundo as áreas que o cirurgião dentista pode atuar. A longo prazo espero ter o conhecimento necessário para trabalhar como cirurgiã dentista, me formar e montar um consultório odontológico”, projeta.

Possibilidade de ingresso
Interessados em estudar Odontologia têm a possibilidade de participar do Vestibular da UCPel. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://vestibular.ucpel.edu.br/. Basta escolher uma das datas à disposição, garantir a aprovação e dar início a uma trajetória acadêmica de sucesso.

O post Nota do MEC facilita escolha pela Odonto da UCPel apareceu primeiro em Vestibular Complementar de Inverno 2016.