Odontologia da UCPel tem compromisso com inclusão e qualidade

mayara-247Mayara Blota Corrêa, de 21 anos, concluiu o Ensino Médio em Santa Vitória do Palmar e logo na sequência mudou para Pelotas, onde ingressou em um cursinho preparatório para as provas de acesso ao ensino superior. Prestou Enem e por três vezes tentou vaga em Odontologia, sem sucesso. Como nutria desde a infância o sonho de ser dentista, fez curso profissionalizante de auxiliar de Saúde Bucal. Era uma forma de ficar mais próxima do ofício desejado. Depois de um ano, começou a trabalhar na Prefeitura de Pelotas.

Foi nessa mesma época que Mayara acabou contemplada pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Como a aprovação em Odonto não vinha, focou na segunda opção e garantiu uma vaga na Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como bolsista do programa. Largou o emprego na prefeitura e já estava no terceiro semestre quando soube que em 2016 a UCPel passaria a oferecer Odonto. Mayara não pensou duas vezes: conquistou a vaga, também beneficiada pelo Prouni, e mudou o curso.

“Fiquei muito feliz. Sempre gostei da UCPel e não me imagino estudando em outro lugar. Gosto da organização dos cursos, da estrutura e do acesso que temos aos docentes. Há espaço e liberdade para tirar dúvidas, dar sugestões e fazer críticas em relação ao conteúdo, por exemplo. Essa aproximação é muito sadia”, afirma.

O reconhecimento de Mayara aos professores é facilmente justificável. A Universidade disponibiliza aos alunos de Odonto um corpo docente totalmente formado por profissionais com mestrado e doutorado. Essa característica, somada à infraestrutura privilegiada, com laboratórios de ponta e biblioteca completa e atualizada, incluindo acesso digital a livros e periódicos nacionais e internacionais, fizeram com que o Ministério da Educação avaliasse a recém-criada graduação da UCPel com nota 5, o conceito máximo que pode ser concedido.

A admiração de Mayara com a Católica é baseada na tradição de mais de cinco décadas da instituição, primeira universidade estabelecida no interior do Rio Grande do Sul. Em paralelo, a UCPel é um estabelecimento de ensino de vanguarda, que aposta em inovação e acredita na excelência. Foi alicerçada nessas crenças que ela formou mais de 37 mil profissionais ao longo de todos esses anos.

Visão global sobre a profissão
mayara-161O parecer do MEC sobre a Odontologia da UCPel afirma que o projeto pedagógico do curso frequentado por Mayara aponta para uma formação que capacita os profissionais a exercer a Odontologia com qualidade, consciência profissional e para a necessidade local no setor de saúde.

É por isso que desde o primeiro semestre o professor desempenha o papel de sistematizador e facilitador do processo de aprendizagem, criando e propondo situações de desafio aos alunos. E um dos maiores exemplos dessa máxima está na atuação – desde o começo dos estudos – nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) mantidas pela UCPel. Nelas, em turmas multidisciplinares compostas por estudantes de Odonto, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social, os futuros profissionais têm contato com fatores socioeconômicos, políticos, culturais e comportamentais que afetam o bem-estar das comunidades. Também conhecem realidades distintas e têm uma visão global sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todo mundo sabe que teoria é um pouco cansativa, mas tendo essa disciplina de Saúde Coletiva conseguimos ver como será o dia a dia da profissão e como funciona o SUS. Já vi muitas graduações em que o aluno vai ter contato com a prática só no final do curso e isso é muito ruim, pois não estarão preparados devidamente para o mercado de trabalho”, avalia.

Acesso a ensino de qualidade
mayara-196ereerO objetivo da UCPel é formar cirurgiões dentistas com competências e habilidades assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa. Por isso o curso é dotado de uma linha metodológica com ênfase na interdisciplinaridade e na ampla realização de atividades práticas, como bem pontuou Mayara. Ao mesmo tempo, a Universidade se propõe a formar profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos e voltados à concretização de uma sociedade mais justa. Afinal, a UCPel tem a atuação junto às pessoas como um dos seus grandes diferenciais.

Como é uma instituição comunitária focada na transformação da realidade social, econômica e cultural de Pelotas e região, também procura permanentemente formas de viabilizar a seus alunos o acesso a um ensino superior de qualidade. Por isso, ciente da importância que os financiamentos e bolsas representam à formação acadêmica, a Católica olha com atenção para essas ofertas. O Prouni, por exemplo, atualmente beneficia Mayara e outros 1,3 mil alunos. E através da Fundação Dom Antônio Zattera, responsável pela concessão de crédito estudantil reembolsável, a UCPel ainda viabiliza descontos de até 50% nas parcelas. A oferta de vagas é feita semestralmente, por meio de edital.

Interessados em seguir o caminho de Mayara e ingressar na Odontologia da UCPel têm uma boa oportunidade: as inscrições para o Vestibular estão abertas. Basta acessar o site vestibular.ucpel.edu.br, escolher uma das datas de prova e garantir a aprovação no curso.

O post Odontologia da UCPel tem compromisso com inclusão e qualidade apareceu primeiro em Vestibular Complementar de Inverno 2016.