Laserterapia

Conhecer antecipadamente a infraestrutura da odonto na universidade escolhida é importante e garante uma boa formação. Isso porque o curso de Odonto é extremamente prático desde o primeiro semestre. Por isso, laboratórios e clínicas odontológicas precisam oferecer equipamentos atualizados e disponíveis ao aprendizado.

É a partir de atividades práticas que estudantes aplicam o conhecimento teórico aprendido em sala de aula. E mais, nesses espaço eles desenvolvem as habilidades necessárias para realizar um bom atendimento e vivenciam o dia a dia da profissão.

Abaixo vamos listar cinco espaços indispensáveis em um bom curso de graduação. Vamos lá?

1 – Infraestrutura da Odonto: Laboratório de Simulação Realística

Laboratório de Práticas Odontológicas
Laboratório de Práticas Odontológicas

Uma infraestrutura qualificada garante acesso a laboratórios com simuladores. É em espaços como este que estudantes começam a realizar procedimentos simples, como  restaurações e pequenos reparos, enfim, treinam a destreza necessária a um bom dentista. A prática em simuladores facilita o aprendizado, possibilita o primeiro contato com os instrumentos e materiais restauradores. Depois dessa experiência, o aluno está apto para começar a atender pacientes na Clínica Odontológica.

É através do manejo em simuladores que os alunos começam a ganhar confiança. Com os manequins os estudantes realizam procedimentos mais próximos da realidade, sem a limitação de movimentos. Em ambientes como esse os alunos entendem a importância da ergonomia – posicionamento correto para atender o paciente e têm acesso a protocolos de atendimento.

Através do simuladores, é possível criar um ambiente controlado para simular todas as dificuldades clínicas que os acadêmicos encontrarão nos atendimentos futuros. Responsável pelo Laboratório de Práticas Odontológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gregori Boeira, explica no vídeo a importância desses espaços para uma boa aprendizagem.

2 – Clínicas Odontológicas

Indispensáveis na infraestrutura da Odonto, as clínicas odontológicas são o local em que os alunos aprendem e ainda revertem o seu conhecimento em prol da comunidade. São nesses espaços em que se começa a ter o contato com pacientes, e o mais importante de tudo, sempre supervisionados por professores.

Para quem está analisando a infraestrutura do curso de odonto, é importante atentar para os equipamentos disponibilizados nos consultórios. Os equipos odontológicos precisam ser completos e atualizados para possibilitar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade, como extração de siso. Ter espaço voltado ao atendimento infantil também pode ser considerado um diferencial, afinal é de pequeno que se aprende bons hábitos.

Clinica odontológica - Atendimento ao público infantil
Clinica odontológica – Atendimento ao público infantil

3 – Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Antes de mais nada, o dentista é acima de tudo um profissional da saúde. Nesse sentido, atuar junto a equipes de Estratégia em Saúde da Família ou em consultórios odontológicos de Unidades Básicas de Saúde (UBS) são importantes espaços de aprendizado. É fundamental ter na infraestrutura do curso de Odonto e no currículo do curso locais e disciplinas dedicadas à odontologia em saúde coletiva.

Iniciativas voltadas a grupos como gestantes e crianças, por exemplo, ajudam a compreender a realidade de vida da população. Desta forma, o aluno consegue integrar diversos conhecimentos da área da saúde, e assim compreender a conexão entre a saúde e o ambiente em que o paciente vive.

Odontologia - Escovação nas escolas
Odontologia – Escovação nas escolas

Ao ter contato com o trabalho de saúde desenvolvido em UBS’s, o estudante passa a compreender a realidade do serviço, que é muito diferente do ideal de atendimento apresentado na teoria. Com esse contato é possível vivenciar potencialidades de iniciativas e suas dificuldades, momentos importantes em que os estudantes são levados a pensar na prática da profissão.

Essa experiência de conhecer a comunidade ajuda, e muito, na comunicação entre estudante e paciente em disciplinas futuras, especialmente em espaços como a Clínica Odontológica. Imediatamente ao entrar na Universidade, ao ter esse contato, o aluno consegue se conectar melhor com seu paciente e ajudá-lo a superar sua situação de doença.

[rock-convert-cta id=”10458″]

4 – Infraestrutura completa da odonto: ter um hospital

Universidades com hospital próprio e voltado à atuação acadêmica tem grande diferencial. Considerados grandes laboratórios de ensino, os hospitais universitários são espaços em que os alunos aprendem a prática da profissão atendendo a comunidade.

Além da oferta de atendimento à saúde, os hospitais são locais em que se pode desenvolver projetos de extensão em áreas não tão tradicionais da odontologia, como o atendimento odontológico voltado a pacientes hospitalizados. Juntamente com visitas para avaliação dos pacientes, pode ocorrer coletas de dados para, posteriormente, começar a aplicação de procedimentos como instruções de higiene, extrações, limpezas, raspagens entre outros.

Iniciativas como esta ajudam a qualificar  a qualidade de vida dos pacientes internados tanto em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) quando em enfermarias. Nesse sentido, ajudam a diminuir comorbidades (existência de duas ou mais doenças em simultâneo) e, consequentemente, o tempo de internação. 

Infraestrutura da Odonto: atendimento hospitalar.

5 – Infraestrutura da Odonto na UCPel

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve início em 2016 e foi credenciado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Um dos fatores responsáveis pela excelente avaliação foi o currículo diferenciado do curso, em que mais de 50% das disciplinas são voltadas à prática.

Alguns dos diferenciais da graduação da UCPel são: 

  • Corpo docente qualificado, com pós-graduação Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado);
  • Três Clínicas Odontológicas Completas
  • Laboratórios de Práticas Odontológicas I e II;
  • Central de Esterilização;
  • Atuação no Hospital São Francisco de Paula e nas UBS’s parceiras da UCPel;
  • Biblioteca física, munida de títulos atualizados, bem como ambiente favorável para os estudos;
  • Os alunos são incentivados a integrar a iniciação científica, para que o conhecimento adquirido não seja perdido;
  • O profissional formado pela Católica pode atuar em vários níveis de atenção à saúde, compreendendo a realidade de seus pacientes. Afinal, a saúde vai muito além da boca! 
[rock-convert-cta id=”10848″]

Faça nosso Vestibular

Se o curso de Odontologia é a sua cara, não perca tempo e venha fazer Odontologia na UCPel . O Vestibular recebe inscrições nos períodos de inverno e verão em que, geralmente, são ofertadas 40 vagas. Por fim, em nosso Quiz da Odonto, você encontra outras informações sobre a carreira de Odontologia!

[rock-convert-cta id=”10460″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *