arcada dentária

Os atendimentos prestados pelos estudantes de Odontologia da UCPel estão mais tecnológicos. As clínicas do Campus Dr. Franklin Olivé Leite contam agora com prontuários digitalizados.

A tecnologia tem por objetivo obter resultados assertivos, além de dinamizar as discussões entre professores e alunos sobre diagnóstico, planejamento e tratamento dos casos.

Novidade em Universidades

Comum em clínicas e consultórios particulares, os prontuários eletrônicos ainda são raros em Universidades. No sul do estado, a UCPel se destaca como pioneira na adoção do sistema.

Como funciona?

Em planilhas eletrônicas, os alunos preenchem a anamnese, que são os dados e exame do paciente. Ela compreende exame clínico (intra e extraoral) e exame específico por dente, na parte de cariologia e periodontia.

anamnese

No novo sistema, ainda é possível anexar fotografias e raio x digitalizado. Tudo isso para realizar um exame abrangente do paciente e entregar um serviço odontológico de qualidade.

“Eles preenchem os mesmos dados de antes, quando utilizávamos o papel. Mas como o sistema possui os códigos evidentes, ficou mais fácil”, destaca o professor responsável, Gregori Boeiro.

A partir dos dados coletados são elaborados diagnóstico, plano de tratamento com número de consultas, procedimentos e materiais utilizados.

Dinamismo

Para professores e alunos, as fichas eletrônicas trouxeram vários benefícios. De acordo com Gregori, a praticidade e facilidade na comunicação são exemplos do diferencial da tecnologia.

“No digital conseguimos ter uma visão ampla de cada caso, uma vez que une todas as informações do paciente em um só lugar”, completa.

Além disso, as fichas são disponibilizadas online para que os estudantes possam acessar os casos em diferentes locais.

odontologia ficha digital

Outra vantagem, apontada pela acadêmica do 6° semestre, Mayara Blota, é a menor chance de erro, pois o programa indica as opções de preenchimento.

“Corríamos o risco de perder o papel ou escrever alguma coisa errada. Acho que foi um grande ganho para a Universidade”, avalia.

Essa tecnologia coloca o aluno em contato com a resolução de problemas atuais do mercado de trabalho. Além da teoria, os estudantes têm a oportunidade de lidar com situações práticas da profissão.

Ficou com vontade de saber mais? Conheça outros projetos e o currículo do curso de Odontologia da UCPel.