Você sabe o que significa bucomaxilo? Trata-se de uma especialidade da Odontologia, cujo nome oficial é até um pouco mais complicado: cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Mas do que, exatamente, cuida o dentista dessa especialidade?

Se você quer conhecer mais sobre esse universo e descobrir os detalhes da profissão, siga a leitura. Vamos falar também sobre quanto ganha um bucomaxilo e quais as perspectivas de carreira nesse ramo!

O que faz um bucomaxilo?

O cirurgião bucomaxilofacial, ou bucomaxilo, como é popularmente conhecido, cuida de diversas patologias e condições relacionadas à região da face, do crânio, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal. Alguns exemplos são:

• Traumatismos ou deformidades na face e nos maxilares (congênitas ou decorrentes de doenças como o câncer)
  • Manifestações de outras doenças na cavidade bucal (como AIDS e tuberculose)
  • Tumores e cistos nos maxilares
  • Alterações do desenvolvimento ósseo da face
  • Fraturas faciais

O profissional está apto a realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade, como as ortognáticas.

Mas o bucomaxilo também é um dos profissionais mais indicados para tratar casos de bruxismo (ranger dos dentes durante a noite) e que, muitas vezes, estão associados a quadros de ansiedade nos pacientes.

No contexto atual de pandemia, essa condição tem se tornado mais comum, e o bucomaxilo pode ajudar no tratamento.

Muitas pessoas que têm bruxismo acabam não procurando um bucomaxilo porque nem sabem que têm essa condição. Alguns sintomas que indicam sua ocorrência são dor de cabeça ou na mandíbula ao acordar e desgaste nos dentes.

Tratamentos mais simples também podem ser indicados pelo bucomaxilo, como o uso de placas para conter o bruxismo durante a noite.

Quanto ganha um bucomaxilo?

Se você está pensando em seguir uma especialização na área da Odontologia, talvez queira saber quanto um bucomaxilo ganha. O salário das diferentes especialidades odontológicas pode variar de acordo com a sua região e também com o modo de trabalho que você escolher.

A média salarial de um bucomaxilo gira em torno de R$ 4.836, segundo o site Salario.com, considerando uma jornada de trabalho de 26 horas por semana.

Um bucomaxilo em início de carreira pode ganhar abaixo desse valor, por conta da falta de prática na profissão. Já profissionais experientes, com mais de 8 anos de mercado, podem alcançar um salário bastante superior a essa média.

Além disso, dependendo dos procedimentos realizados naquele mês pelo cirurgião bucomaxilo, os ganhos também acabam variando.

Já um bucomaxilo que trabalha em um hospital de ponta pode ganhar R$ 10 mil, de acordo com o site Glassdoor (plataforma que compila dados informados por profissionais), dependendo da experiência e das responsabilidades que ele exerce.

Por fim, existe a possibilidade de empreender com um consultório próprio, caso em que não há limites para o rendimento mensal: vai depender da estrutura montada, da quantidade de clientes e do número de atendimentos.

Como é a carreira de um cirurgião bucomaxilofacial?

A seguir, confira as principais fases da carreira de um cirurgião bucomaxilofacial.

Bucomaxilo

Graduação

A carreira de um cirurgião bucomaxilofacial começa na graduação. Você precisa cursar uma faculdade de Odontologia para ter o título de cirurgião dentista. Em média, o curso tem duração de 5 anos, em período integral (com aulas pela manhã e à tarde).

Durante a faculdade, você tem a possibilidade de entrar em contato com diversas disciplinas teóricas e práticas antes de escolher a sua especialidade.

Você pode realizar uma Iniciação Científica na graduação e estudar algum assunto do seu interesse, para definir a direção que seguirá depois com mais certeza.

Os cursos de graduação em Odontologia também costumam exigir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para conceder o diploma, além de algumas horas de estágio supervisionado obrigatório.

Registro no CRO e pós-graduação

Com o diploma da graduação em mãos, é preciso se registrar no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para começar a exercer a profissão de cirurgião dentista.

Depois, para seguir na carreira de cirurgião bucomaxilofacial, será preciso realizar um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) na área.

Carreira de bucomaxilo

Como bucomaxilo, você tem diversas opções de carreira. É possível atender em consultório próprio (consultas particulares ou por convênio), franquias, clínicas particulares, hospitais e unidades de atendimento do serviço público.

No caso das cirurgias, algumas podem ser feitas no consultório com anestesia local. Já os procedimentos mais complexos podem ser encaminhados para centros cirúrgicos de hospitais.

Também há a possibilidade de trabalhar na academia, lecionando em uma universidade. Para isso, é essencial ter passar por Mestrado e Doutorado.

Assim, você tem a qualificação necessária para prestar concursos em universidades públicas ou se candidatar a uma vaga de professor universitário nas instituições de ensino particulares.

Quer saber tudo sobre a jornada profissional de um dentista? Confira mais informações sobre o curso de graduação em Odontologia da UCPel!

3 comentários em “Bucomaxilo: saiba tudo sobre essa especialização odontológica