formação humanitária da odontologia

Na nossa maneira de pensar, uma universidade não é só um lugar em que o estudante tem a formação técnica, aprendendo o conhecimento prático que será fundamental para a sua vida profissional, mas também um espaço de formação humana.

Entendendo esse compromisso, alunos e coordenação do curso de graduação em Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) costumam organizar diversas ações sociais, colaborando com a construção de uma sociedade mais humanizada.

Assim, a comunidade acadêmica segue o propósito de seu criador, Dom Antônio Zattera, que fundou a UCPel como uma instituição de ensino comunitária, voltada para ações educacionais de caráter social.

A seguir, conheça algumas dessas ações sociais que tiveram a participação dos estudantes de Odontologia da UCPel.

Atenção materno-infantil nos serviços de saúde

A Odontologia da UCPel promove ações voltadas para a saúde bucal de mães e bebês por meio do programa de extensão Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida.

Seu objetivo é garantir a saúde bucal durante o desenvolvimento de crianças com até dois anos de idade. No programa, os alunos oferecem à comunidade pré-natal odontológico e consultas odontológicas para a primeira infância através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Você pode conferir mais informações lendo esta matéria ou conferindo o Instagram do programa.

Em uma linha parecida, podemos citar o projeto Aconchego, que envolve docentes e alunos da Psicologia, Medicina e também Odontologia.

O projeto cria ações diretas que reúnem o público — mamães e bebês de até dois anos de idade que são atendidos por duas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) geridas pela UCPel — e profissionais e alunos que atuam na atenção à saúde materno-infantil, estimulando o desenvolvimento integral da primeira infância.

Confira o Instagram do projeto Aconchego para saber mais.

Projeto de Extensão em Odontologia Hospitalar

O projeto de extensão Atenção Odontológica a Pacientes Hospitalizados oportunizou assistência odontológica a pacientes hospitalizados, especialmente na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula (UTI/HUSFP).

As ações realizadas pelos estudantes ampliaram seu campo de ação ao mesmo tempo que  melhoraram a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o coordenador da extensão, professor Guilherme Antonello, os atendimentos odontológicos em pacientes internados diminuem a comorbidade (existência de duas ou mais doenças em simultâneo) e, consequentemente, o tempo de internação. Benefícios que geram impacto social positivo e reduzem os custos do Estado.

Saiba mais sobre o projeto de extensão Atenção Odontológica a Pacientes Hospitalizados.

Atendimentos no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera

Outra ação social praticada pelos alunos da graduação em Odontologia da UCPel é uma prática obrigatória do 5º semestre do curso.

Na disciplina Odontologia em Saúde Coletiva, os estudantes realizam o atendimento odontológico às crianças do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

Supervisionados por professores do curso, os alunos atendem jovens entre 4 e 12 anos de idade, que passam por exame, escovação supervisionada e recebem o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).

O TRA, um procedimento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste na remoção seletiva da cárie e selamento com material.

Enquanto as cáries em estágio inicial são restauradas durante o atendimento no instituto, casos mais avançados são encaminhados para a clínica da UCPel.

Saiba mais sobre os atendimentos aos jovens do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

Confira o vídeo:

Outras ações sociais da Odontologia UCPel

Além das ações descritas acima, há iniciativas pontuais que envolvem professores e alunos do curso de Odontologia, como:

Conheça o curso de Odontologia da UCPel

Além de uma formação com grande foco no lado humano do futuro profissional, o curso de Odontologia da UCPel tem conceito 5 (nota máxima) no MEC e conta com um corpo docente de excelência e infraestrutura de primeira.

Quer saber mais sobre o curso? Acesse o site da Odontologia UCPel e tire suas dúvidas.