Seguir a carreira de dentista é o sonho de muitas pessoas, e não por acaso, é um dos cursos mais concorridos em muitas universidades. Estar bem preparado para o vestibular de Odontologia é fundamental para quem aspira este campo profissional.

Saber como funciona o vestibular, como estudar e quais os conteúdos cobrados nas seleções para o curso de Odontologia é essencial. Pensando em tudo isso, preparamos este artigo, para que você não perca nenhum detalhe e chegue bem preparado no momento da prova.

Como funciona o vestibular para Odontologia?

O vestibular para Odontologia costuma ser bastante concorrido. Algumas universidades aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso, outras têm provas específicas, que normalmente ocorrem em duas etapas: uma com questões objetivas e outra com redação.

Como estudar para o vestibular de Odontologia

Uma dica importante é estar atento aos editais de abertura do vestibular. Neste documento, o candidato poderá acessar informações sobre quais serão os temas específicos que podem ser cobrados. Além disso, é nele que você vai conferir o cronograma de provas e inscrições.

Bem antes das datas de seleção é válido ter um plano de estudos. Aproveite este momento intercalando temas que você tem mais dificuldade com aqueles mais prazerosos. Assim, você não se desmotiva durante a preparação para o vestibular ou Enem. Lembre-se de dedicar algum tempo para escrever redações experimentais. Isso ajuda a treinar o raciocínio, a escrita e o tamanho do texto, o que será fundamental na hora da prova. Fazer simulado de avaliações anteriores também ajuda o candidato a pegar “embocadura” para o dia do vestibular.

O que cai no vestibular para Odontologia?

A seguir, apresentamos os conteúdos que tendem a ser cobrados no vestibular de instituições públicas e/ou privadas para o curso de Odontologia. Veja também as áreas do conhecimento do Enem, que também pode ser uma porta de ingresso à universidade.

Quais conteúdos caem no vestibular de Odontologia?

Neste caso, é preciso ter em mente que os conteúdos, bem como o número de questões, podem variar de uma edição para outra do vestibular e mesmo entre instituições. Contudo, as áreas que os vestibulandos devem estar atentos costumam se manter. São elas:

• Redação
  • Língua Portuguesa e estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Literatura
  • Matemática
  • Física
  • Biologia
  • Química
  • Geografia
  • História do Brasil e do mundo

Quais as áreas do conhecimento da prova do Enem

A prova do Enem é longa, com 180 questões, e cada uma das áreas do conhecimento possui 45 perguntas. O quinto ponto da prova, a Redação, é um texto dissertativo-argumentativo entre 7 e 30 linhas.

Os eixos de conhecimento que caem na prova são:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

Conheça o curso de Odontologia da UCPel

Guia do vestibular para Odontologia
Atendimento na Clínica Odontológica da UCPel feito por estudantes

Na UCPel, o vestibulando faz uma prova específica para ingressar no curso de Odontologia, composta por uma parte com questões objetivas e uma redação. Também é possível ingressar através da Nota do Enem.

Após a realização das provas do vestibular, em caso de aprovação, os alunos realizam a matrícula. Há ainda opções de Ingresso Extravestibular, o que inclui transferências, reingresso e ingresso de diplomados.

Gostou das informações e ficou interessado? Acesse o site da UCPel, cadastre-se e receba as notificações quando as inscrições para o Vestibular para Odontologia estiverem abertas.

4 comentários em “Guia do vestibular para Odontologia: como se preparar