Laboratório de práticas

Possuir protocolo de atendimento e estar preparado para atender casos reais são exemplos de benefícios proporcionados pelo Laboratório de Práticas Odontológicas da UCPel.

O espaço disponibiliza 24 simuladores que possibilitam aos estudantes de Odontologia praticarem diversas manobras odontológicas.

Teste antes da prática

Isolamento, restauração em dentes superiores e inferiores, raspagens de tártaros, abordagens de canal, simulação de extração e ergonomia (a posição correta para atender o paciente) – são práticas possíveis com os simuladores.

O professor responsável pelo Laboratório, Gregori Boeira, explica que o objetivo é criar um ambiente controlado para simular todas as dificuldades clínicas enfrentadas pelos estudantes nos atendimentos.

“Os alunos chegam nas práticas conhecendo a sequência de trabalho e com menos receio do desconhecido”, diz.

Com o preparo, o estudante executa uma prática clínica concentrado em realizar atendimentos integrais e humanizados.

Experiência para o futuro

Odontologia cabeça

A segurança obtida no Laboratório é determinante para os futuros profissionais, de acordo com o acadêmico, Victor Pereira.

“Durante esse aprendizado podemos errar, aprender com nossos erros e aperfeiçoar as técnicas ensinadas em sala de aula”, avalia.

Bem como o dinamismo do aprendizado e a facilidade de compreensão são apontados como diferenciais essenciais para a formação profissional.

“Com isso sairemos da universidade capacitados, tranquilos e seguros na realização dos procedimentos”, completa.

Domínio da técnica

Para o professor, entre os principais benefícios adquiridos pelos alunos no Laboratório está a parte técnica. Como exemplo, ele cita o uso de borrachas, grampos e instrumentos em geral.

Assim, segundo Boeira, os estudantes se sentem mais familiarizados com os equipamentos e com o ambiente de trabalho.

“O acadêmico consegue focar diretamente na funcionalidade dos instrumentos e ficar atento a dor do paciente”, afirma.

Juntamente com o Laboratório de Práticas Odontológicas, a UCPel conta outros 5 investimentos tecnológicos que você precisa conhecer.

Gostou e quer saber mais sobre a estrutura da UCPel? Baixe o nosso Guia das Profissões.

Vem Fazer a UCPel!