Os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contam com mais uma liga acadêmica. Criada pelos estudantes e supervisionada por uma docente, a Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Oral (LAEPO) visa complementar a graduação nos campos de ensino, pesquisa e extensão.

A LAEPO tem o objetivo de contribuir na construção de acadêmicos com o perfil humanizado, atentos às necessidades em saúde da comunidade. Além disso, estimula o conhecimento na área de semiologia das lesões orais, do complexo bucomaxilofacial e das manifestações orais das distintas doenças sistêmicas. “Essas temáticas são essenciais para desenvolver a formação de uma odontologia integral”, aponta a docente e coordenadora da LAEPO, Maria Petruzzi.

De acordo com ela, a liga favorece a implementação de um currículo integrador, regido por evidências científicas e capaz de proporcionar espaços de reflexão. “Os acadêmicos têm a oportunidade de contextualizar os conteúdos estudados, o que contribui significativamente para o futuro profissional”, destaca.

Ainda segundo a docente, a Liga favorece aos futuros odontólogos a construção de um networking. “Tudo isso ocorre baseado em evidências e conhecimento teórico-prático no contexto da realidade comunitária”, explica.

O grupo também é responsável por promover atividades teóricas e práticas que atendam os estudantes e à população. Cursos de sutura em língua bovina e de manejo do paciente irradiado em cabeça e pescoço foram algumas ações desenvolvidas pela Liga. Atualmente, os acadêmicos estimulam a divulgação da campanha Maio Vermelho – responsável pela conscientização e combate ao câncer da cavidade bucal e orofaringe.

Para a acadêmica e participante da LAEPO, Raisa Rilho, a liga é uma oportunidade de enfatizar temáticas que muitas vezes não são muito aprofundadas em sala de aula. “Além disso, temos contato com outras instituições durantes as atividades, e isso enriquece o nosso conhecimento”, completa.

Os encontros do grupo são realizados mensalmente e também através de tutorias online. Interessados em fazer parte da LAEPO devem aguardar o edital, divulgado anualmente, para ingresso via prova teórica.