pós-graduação
Odontopediatria

Você sabia que existe um profissional focado apenas nos cuidados de saúde bucal das crianças? A Odontopediatria é uma especialização importante para quem deseja prestar um atendimento mais humanizado e sensível para esse público tão especial.

Neste post, explicamos um pouco mais sobre a especialização, a importância do odontopediatra e como ele pode ser uma figura decisiva para a criação de bons hábitos de higiene bucal.

Quer entender melhor essa área de atuação? Então continue a leitura.

O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia focada no atendimento de crianças e bebês. Os profissionais capacitados nessa área estão mais aptos a atuar com o sistema orofacial e a dentição ainda em desenvolvimento. Além disso, são mais qualificados para lidar com crianças, principalmente com aquelas que têm medo de dentista.

O atendimento do profissional especializado é direcionado para bebês, crianças e adolescentes até os 18 anos.

A Odontopediatria é considerada uma especialidade integrada, porque abrange diversos tipos de procedimentos, como cirurgias, endodontia, restaurações e prevenções.

Dessa forma, o profissional tem os mesmos conhecimentos de um cirurgião dentista, com o diferencial de conhecer técnicas de manejo comportamental para o público infantil.

Além de acompanhar o desenvolvimento da dentição, o odontopediatra também orienta os pais quanto à higienização bucal de crianças e bebês, oferecendo informações importantes para a prevenção de problemas bucais.

A importância do odontopediatra para a higiene bucal das crianças

Odontopediatria

Quanto antes a família começar a levar a criança ao odontopediatra, melhor. Assim, o pequeno vai se acostumar mais rápido com o consultório, materiais e procedimentos usados pelo dentista.

Além disso, o acompanhamento desde cedo estimula a criança a desenvolver bons hábitos de higiene, que perduram por toda a vida.

Nesse tipo de atendimento, o profissional ensina à criança todos os movimentos da escovação, além de instruir os pais sobre os tipos de escovas e cremes dentais mais indicados para a faixa etária.

Além das orientações sobre higiene bucal, as consultas regulares com o odontopediatra garantem tratamentos precoces, evitando que problemas simples se agravem e precisem de métodos muito agressivos.

Um exemplo é o tratamento de cáries, uma das principais demandas do odontopediatra. Em casos mais simples, o dentista consegue restaurar os dentes de maneira rápida com a técnicas de ART (tratamento restaurador atraumático), que não precisa de anestesia.

Já quando existe o comprometimento pulpar, é preciso realizar um tratamento de canal, com anestesia local e passos operatórios mais demorados.

[rock-convert-cta id=”10460″]

Os desafios de atender crianças

O atendimento da odontopediatria é bastante diferente do atendimento realizado por um cirurgião dentista, e as particularidades começam desde o consultório.

Normalmente, o especialista conta com um ambiente preparado para receber as crianças, com uma decoração voltada para esse público, composta por diversas cores e brinquedos.

Além disso, o profissional utiliza técnicas lúdicas para envolver os pacientes e fazer com que eles se sintam mais tranquilos e confiantes. Alguns até utilizam recursos como música, bonecos e fantoches.

Um dos principais desafios encarados pelos odontopediatras é o medo do dentista, causado, principalmente, pelo barulho do “motorzinho” dos aparelhos que o profissional usa.

Para enfrentar o problema, é importante que o profissional esteja preparado e que passe confiança nos procedimentos que está realizando.

Algumas dicas para facilitar o trabalho com esse público é:

  • Chamar a criança pelo nome;
  • Fazer contato visual e ficar no mesmo nível que o paciente;
  • Sorrir;
  • Explicar o que você pretende fazer de forma simples e clara;
  • Usar a contagem para que a criança saiba que o procedimento está chegando ao fim;
  • Buscar versões mais divertidas dos instrumentos de trabalho;
  • Deixar que a criança faça escolhas, como a cor da escova de dentes ou de outros instrumentos.

Além disso, é importante que o profissional motive sempre a criança a voltar e que elogie sua postura e a forma como ela vem cuidando dos dentes.

Especialize-se em odontopediatria

Como vimos, a odontopediatria é uma especialização muito importante, que auxilia não só na saúde bucal e nos hábitos de higiene das crianças, mas também em suas inseguranças e medos quanto ao dentista.

Para se dedicar a esse cuidado especializado, o profissional precisa, antes de tudo, concluir o curso de graduação em Odontologia.

Em seguida, é preciso realizar uma pós-graduação lato sensu em Odontopediatria. O tempo da especialização é de, em média, 18 a 24 meses.

[rock-convert-cta id=”10458″]

No curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o estudante encontra toda a infraestrutura necessária para se tornar um profissional completo e partir para a especialização de sua preferência. Acesse nosso site e confira o currículo do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *