pós-graduação

Cursar Odonto é o sonho de vários estudantes! São muitos os motivos para justificar o interesse, como boa remuneração, possibilidade de atuação em diferentes áreas, trabalhar de forma autônoma, gostar de cuidar das pessoas, enfim, são algumas das justificativas que tornam a graduação atrativa e uma das mais concorridas em todo o país.

Na UCPel, o curso de Odontologia é o segundo mais concorrido (perde apenas para Medicina) e recebe inscrições no Vestibular da Universidade. Para se candidatar a uma das 40 vagas oferecidas, o candidato pode prestar uma prova de redação, usar a nota do Enem, pedir transferência de outra Universidade ou ainda utilizar o diploma de graduação para o ingresso como portador de título (sem a necessidade de prestar prova).

Antes de tudo, a decisão de cursar Odonto deve levar ainda em consideração a estrutura da faculdade. E aqui na UCPel temos orgulho de dizer que nosso curso de Odontologia é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação. Vou te contar mais sobre isso!

[rock-convert-cta id=”10458″]

Cursar Odonto na UCPel

Além da nota 5 do MEC, o curso de Odontologia da UCPel tem vários diferenciais, como: incentivo à prática, clínicas odontológicas próprias, professores com experiência em pesquisa e também com atuação no mercado, biblioteca atualizada, proposta interdisciplinar, atuação na comunidade e um campus inteiro voltado aos cursos da saúde, por exemplo.

A Odonto na UCPel tem turno integral, com aulas nos turnos da manhã e tarde. A duração é de 10 semestres e o estudante ao se formar terá o título de cirurgião dentista. Por tudo isso, o MEC avaliou o curso de Odonto com a nota máxima de qualidade existente para cursos de graduação.

Infraestrutura da Odonto

São vários os laboratórios em que o estudante de Odonto tem atividades. Os destaques ficam com Laboratório de Práticas Odontológicas II (em que a prática ocorre em manequins interativos) e as três Clínicas Odontológicas. No vídeo abaixo, veja como funciona uma aula com prática nos simuladores.

Também obtém destaque as três Clínicas Odontológicas localizadas no Campus Saúde. Todo o espaço é voltado para a prática de disciplinas pré-clínicas, e, posteriormente, para atendimentos que tragam benefícios para a comunidade. Diariamente, são feitos pelos alunos cerca de 35 atendimentos de pacientes encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo crianças de oito a 12 anos. Além das triagens, do mesmo modo são realizados procedimentos mais complexos, como extração de siso e reabilitação protética, por exemplo.

Tanta prática, mais de 50% de todo o currículo do curso, contribui para a vivência do mercado de trabalho, o que garante uma boa formação. O contato com a comunidade, através da realização de projetos de extensão, é outro ponto super positivo do curso da UCPel, pois contribui para a identificação dos principais problemas de saúde bucal enfrentados pela população. Nesse vídeo, a professora Luísa de Oliveira explica a importância das atividades de Odontologia em Saúde Coletiva:

Por fim, além desses quatro espaços de atuação prática, o estudante da Odonto conta ainda com os Laboratórios de:

  • Histologia
  • Bioquímica
  • Microbiologia
  • Imunologia/ Fisiologia
  • Práticas Odontológicas I
  • Práticas Odontológicas II
  • Anatomia
  • Patologia, Microscópica e Macroscópica
  • Habilidades

Mercado de trabalho

Primeiramente, a média salarial do dentista pode variar bastante dependendo da especialidade e da cidade em que se encontra o profissional. Conforme o site salário.com.br um dentista ganha em média R$ 4.352,85 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A carreira de dentista é considerada a segunda melhor do país em retorno financeiro, perdendo apenas para os médicos. Existem 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.

Abaixo, listamos aquelas que estão em alta:

  • Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial: é a especialidade que tem como objetivo diagnosticar e tratar de forma cirúrgica doenças, traumatismos e anomalias do aparelho mastigatório e anexos.
  • Endodontia: é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
  • Odontopediatria: é a especialidade que visa o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.
  • Periodontia: é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos.
  • Prótese Bucomaxilofacial: é a especialidade da Odontologia responsável pela reabilitação protética de perdas e/ou malformações faciais, intra e extra orais.
  • Prótese Dentária: é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes.
  • Implantodontia: é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.
  • Odontologia em Saúde Coletiva: é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.
  • Ortodontia: é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais.
  • Radiologia Odontológica e Imagionologia: é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
  • Odontogeriatria: é a especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso.
  • Harmonização Orofacial: o cirurgião-dentista especialista em Harmonização Orofacial está apto a praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação; fazer uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e agregados leucoplaquetários autólogos na região orofacial e em estruturas anexas e afins.

Em segundo lugar, mas não menos importante, cabe ressaltar que optar por uma qualificação levando em conta apenas a remuneração pode se tornar frustante no futuro. Por isso, é importante que o profissional consiga associar vocação com o retorno da remuneração.

[rock-convert-cta id=”10848″]

Vestibular oferece Odonto

E aí, vai se animar e cursar Odonto na UCPel? Os motivos acima são apenas alguns que citamos para contribuir com a sua decisão. Caso você já esteja decidido, o primeiro passo é se inscrever no Vestibular da UCPel.

Logo em seguida, caso você queria saber ainda mais sobre o nosso curso de Odonto, receba gratuitamente o nosso e-book.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *