Investimentos em tecnologia na UCPel têm sido feitos para facilitar e agregar benefícios ao processo de aprendizagem. Selecionamos 6 inovações para que você fique por dentro do que anda acontecendo pelos nossos laboratórios.

1. Laboratório de Simulação Realística

Laboratório de simulação realística

O mais novo laboratório de simulação realística da região SUL do estado, criado no Campus Saúde da UCPel, em uma área que abrange diversas salas de aula e interativas.

Desse modo, o espaço é voltado para o aprendizado de acadêmicos dos cursos da saúde. Por isso, conta com manequins modernos e interativos,  destinados à realização do trabalho de simulação realística em ambiente controlado.

Sala de aula, sala de emergências equipada com sistema de som e de vídeo e uma sala de Debriefing (discussão) – para visualização de todo o atendimento que estiver sendo realizado nos manequins – foram criadas junto ao Laboratório de Habilidades. Entretanto, mesmo com os novos investimentos, os acadêmicos continuarão prestando atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Mesa sectra

Esse equipamento é considerado o que tem de mais moderno no auxílio de visualizações de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Como resultado, ele já está transformando o ensino de medicina em 47 países.

Isso porque, a mesa sectra é capaz transformar imagens 2D em imagens 3D full. Além de facilitar o compartilhamento de matérias e conhecimentos entre os usuários. Ainda, possui múltiplas ferramentas de manipulação e proporciona uma imersão profunda no corpo humano. Possibilita a visualização e o estudo de músculos, tecidos e ossos através de camadas.

3. TBL

A UCPel se preparou para receber um novo espaço voltado para facilitar a adoção da metodologia Team-Based Learning (TBL ou aprendizagem baseada em equipe). Esse método de ensino já é utilizado em diversos lugares do mundo e tem foco na solução de problemas.

O novo espaço conta com quatro telas e projetores. Nesse ambiente, os professores tornam-se mediadores do processo de aprendizagem, enquanto o aluno adquire autonomia e participa ativamente na construção do conteúdo.

4. Nova sede do Ciemsul/UCPel  no Pelotas Parque Tecnológico

Ciemsul UCPel

Um novo ambiente preparado pela UCPel para abrigar startups e facilitar o trabalho no formato coworking. A nova sede do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) passa a ser o Pelotas Parque Tecnológico. Lá, cerca de 55m² foram preparados para receber até 25 pessoas em um ambiente totalmente integrador.

5. Laboratórios de Práticas Odontológicas

Laboratório de Práticas Odontológicas

Neste laboratório os alunos são preparados para as rotinas de uma clínica de forma a criar uma familiaridade com todos os processos e protocolos. De modo geral, quando o estudante parte para a prática é comum que a ansiedade pela situação nova esteja presente. Com esse treinamento, o acadêmico aprende essa primeira etapa de forma a se sentir mais confortável com os processos. Por isso, quando o atendimento for real, o estudante poderá então se concentrar em um atendimento integral e humanizado.

Os simuladores permitem realizar procedimentos como testes de isolamento, ergonomia, simulação de extração e restauração. Além de diversas outras manobras técnicas.

6. Impressora 3D

impressora 3d

Por fim, a UCPel adquiriu recentemente uma impressora 3D que já pode ser utilizada em laboratórios. Essa ferramenta trouxe um grande avanço em diversas áreas, incluindo engenharias e a odontologia.

Assim, na Odontologia, pode-se destacar o que se chama de Odontologia Digital. Esse conjunto de práticas que agrega tecnologias digitais nos consultórios para gerar facilidades ao trabalho dos profissionais. Também é responsável por proporcionar mais conforto aos pacientes, além de baratear custos.

Neste contexto, trabalha-se mundo real e virtual juntos, processo que passa pela captura de informações, planejamento através de software e processos de impressão 3D.

Gostou dos investimentos em tecnologia na UCPel? Quer saber mais sobre os benefícios de estudar na UCPel? Não deixe de conhecer nosso universo de oportunidades.