Laserterapia

O Programa de Atenção à Saúde Materno Infantil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá ao longo deste mês atividades alusivas a Campanha Nacional do Agosto Dourado, que pretende sensibilizar sobre a importância aleitamento materno. A principal atração do cronograma é o curso de extensão voltado a alunos e profissionais da área.

A capacitação conta com cinco encontros virtuais e abordará temas relacionados ao período de gestação, puerpério e aleitamento, bem como os primeiros meses de vida do bebê. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site até o dia 19 de agosto, com o investimento de R$20.

O primeiro encontro ocorrerá no dia 20, às 17h30, com o tema “Amamentação e Vínculo”. Nas semanas seguintes tratará assuntos técnicos como a Introdução Alimentar e Aspectos Alimentares na Gestação, Saúde Bucal nos Primeiros 1000 Dias de Vida e Uso de Medicamentos na Gestação e Lactação.

Além disso, um dos encontros abordará o tópico Comunicar no Aconchego, em que debaterá a importância do acolhimento às mães e boas práticas para o atendimento materno-infantil nesta fase. “Às vezes o profissional domina perfeitamente a técnica mas não consegue se comunicar com as mães de forma assertiva, transmitindo corretamente as informações. São momentos que exigem cuidado, pois vamos lidar com pessoas com diferentes características e enfrentando as mais diversas situações”, pontua o coordenador do projeto Aconchego, professor Daniel Schuch.

Lives

O Agosto Dourado também ganhou destaque nas lives do Quartas da Extensão – encontros virtuais semanais da UCPel que apresentam ações da extensão e seus impactos na comunidade. O Projeto Aconchego abordou o tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e o Projeto Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida debateu “Afinal, por que os primeiros 1000 dias de vida são o período de ouro?”, nos dias 5 e 12 de agosto.

Além disso, está sendo desenvolvido um projeto de vivências com as professoras Lúcia Grigoletti, da Psicologia, e Cristina Porciúncula, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, voltado à criação de materiais informativos de estímulo à amamentação nos diferentes espaços.

Atenção à Saúde Materno Infantil

As atividades do Programa de Extensão visam a educação em saúde materno infantil de forma integrada e são voltadas às gestantes durante período de pré-natal, parturientes e puérperas, além de crianças de até dois anos de idade. Neste período de isolamento social, o acolhimento tem ocorrido em formato online, através de aplicativos de mensagem. Os acadêmicos são permanentemente capacitados para esses atendimentos e interagem diretamente com as mães.

HU Amigo da Criança

Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) possui o selo há mais de 10 anos, respeitando todos os critérios como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto – permitindo um acompanhante de sua livre escolha, garantindo o livre acesso e permanência dos pais junto ao recém-nascido internado e cumprindo a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Os colaboradores que atuam direta e indiretamente no ciclo mãe/bebê são capacitados anualmente sobre o IHAC, neste ano a atualização ocorrerá em formato virtual entre os meses de agosto e setembro.

Diante da impossibilidade de promover palestras devido a pandemia, o Núcleo de Aleitamento Materno do HU reforçará durante este mês os atendimentos individuais nos ambientes de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Semi Intensiva orientando mães e pais dos bebês internados. Em muitos casos os bebês permanecem por longos períodos nestas unidades hospitalares, sem que possam ser amamentados diretamente, devido ao quadro de saúde. A produção de leite dessas mulheres diminui em alguns casos e para ajudá-las nesse momento o hospital proporciona uma rede de apoio com profissionais capacitados. Dados do Ministério da Saúde revelam que nascer em Hospital Amigo da Criança faz diferença nos indicadores de aleitamento materno.

Programação do curso:

20/08 às 17h30

Amamentação e vínculo mãe-bebê

Professora Karen Carvalho, da Enfermagem, e Lúcia Grigoletti, da Psicologia

27/08 às 17h30

Introdução alimentar e aspectos alimentares na gestação

Nutricionista NASF-AP, Nathalia Maas.

03/09 às 17h30

Saúde bucal nos primeiros 1000 dias de vida

Professora Luísa Jardim, da Odontologia

10/09 às 17h30