pós-graduação

E inicia mais um semestre na Católica de Pelotas (UCPel). Nos últimos dias mais de três mil alunos retornaram às aulas na Católica de Pelotas. Na segunda-feira (01) foi a vez dos cursos presenciais, na semana anterior os cursos EAD também já haviam retornado às atividades. Entre os pontos destacados pelos estudantes, a retomada gradativa das atividades presenciais e a possibilidade de usufruir da estrutura da universidade e interagir com a comunidade acadêmica é a mais comemorada pelos estudantes.

Ester Machin, do oitavo semestre do curso de Psicologia, conta que durante a pandemia da Covid-19 sentiu falta das trocas presenciais. “Então poder ter essa troca e conversar com os colegas depois da aula está sendo muito importante”, destaca. 

Para quem está ingressando neste semestre, a chegada à UCPel já superou as expectativas. Já Maria Eduarda Maia é de Santa Vitória do Palmar e iniciou o curso de  Psicologia “Eu achei a universidade bem diferente. Na primeira aula já deu pra ter uma boa base de como vai ser. Os professores e a faculdade toda é bem acolhedora. Estou com bastante expectativa em relação ao curso”, conta a estudante que agora também irá encarar o desafio de morar em uma nova cidade. 

Marília Muswieck, que já é formada pela UCPel no curso de Direito, retornou agora para cursar outra graduação pontua que a partir de então será preciso encarar outros desafios.  “Muitos terão que aprender a estar em um curso totalmente presencial. A forma de estudo e avaliação são diferentes, então teremos que estar mais presentes no dia do curso”, complementa a acadêmica que também comemorou o retorno ao espaço acadêmico.

A expectativa também está presente nos alunos da modalidade EAD, que iniciaram as aulas na semana anterior. Carol Tavares, acadêmica do curso de Jornalismo, está no oitavo semestre e conta que, desta vez, o retorno tem um sentimento especial. “Vem a sensação da reta final somada ao sentimento de toda a expectativa que é gerada durante a graduação”. 

É tempo de entusiasmo e expectativas

A volta à rotina acadêmica é motivo de entusiasmo também para aqueles que já estavam com as aulas presenciais desde o início do ano. É o caso dos alunos do primeiro semestre da Medicina, Pedro Henrique Fabiane, Ana Carolina Peraça, Yuti Oliz e Giovanna Echenique. 

Sentados no Lounge _ espaço que permite o reencontro e a possibilidade de estudar _ o grupo de colegas falam da ansiedade pelo retorno e das expectativas pelos próximos anos do curso. 

De acordo com Yuri, a volta das férias estava sendo bem aguardada, tanto que mesmo no descanso se manteve atento ao cronograma de aulas. Para a Ana Carolina esse primeiro ano está sendo bom para conhecer mais a universidade e perceber o quanto a Católica tem uma boa estrutura.  “A UCPel tem uma estrutura muito boa, ela comporta um curso que exige ter muitos professores, uma extensa carga-horária e conteúdo”, afirma Ana Carolina.  

Ainda de acordo com a estrutura, Giovanna, que ingressou pelo Prouni, conta que sempre estudou em escola pública e ter a oportunidade de estudar na Católica está sendo uma experiência muito boa. “Tudo que eu vejo aqui eu gosto bastante, a universidade oferece uma boa estrutura para nossa preparação”, complementa a acadêmica.

O retorno às atividades é sempre positivo na visão de Pedro Henrique, natural de Erechim. “ É bom voltar às aulas porque aqui temos uma rotina, é bom estar retornando”, finaliza. 

Formas de ingresso na UCPel

Na próxima quarta-feira (3) a universidade irá realizar uma acolhida para os novos alunos da universidade que ingressaram no Vestibular de Inverno 2022. O evento será realizado no Campus I, às 18h, e contará com a presença de coordenadores do curso.

Àqueles que ainda desejam fazer parte da UCPel, podem acessar o site do vestibular e escolher a forma de ingresso. A Católica de Pelotas oferece diferentes opções para acesso à graduação. 

 

Redação: Lizandra Vilela