A partir de segunda-feira (17) até dia 11 de fevereiro está aberto o período de rematrículas na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os alunos dos cursos presenciais, com exceção da Pós-Graduação Lato Sensu e do 6º ano da Medicina, devem realizar o processo no Minha UCPel.

Para iniciar as etapas aluno precisa acessar no menu lateral a opção “Matrícula on-line”. Na primeira tela ele encontrará instruções básicas, entre elas os canais de atendimento da UCPel. Também nesta tela existe a indicação de onde fazer ajustes – no menu de “URLs Externas”. Logo após é preciso confirmar o período letivo e já na terceira tela é a vez de selecionar as disciplinas a serem cursadas.

Atenção para alguns detalhes

O Núcleo de Atendimento e Serviços Acadêmicos alerta para algumas questões no momento de fazer a rematrícula:

– o sistema avisa a necessidade de matrícula em subturmas(se for o caso), através do alerta dos erros de validação;

– se o sistema acusar erros de validação como “Correquisitos” ou “Colisões de Horários” é preciso resolvê-los antes de prosseguir com a rematrícula;

– caso você seja desmodulado e necessite fazer disciplinas com colisões de horários, elas serão permitidas através de solicitação de ajustes (depois da confirmação da matrícula nas demais disciplinas), mediante autorização do coordenador do curso;

– para isso, é necessário,  primeiramente,  finalizar a rematrícula nas demais disciplinas e, posteriormente, solicitar a inclusão da(s) disciplina(s) com colisão através do pedido de ajuste; e,

– se você possui uma disciplina de Atividades Complementares Gerais (ACG) ou optativa para cursar no próximo período, deve selecionar a(s)  disciplina(s) “filha(s)” correspondente(s).

A Central orienta, ainda, que o aluno faça um print da tela, em caso de erro e necessidade de ajuste, já que há um campo no sistema para o envio de prints. É importante, também, ficar atento ao código da turma. Ele sempre será composto pelas três primeiras letras do nome do curso, mais a versão do curso, seguido do código da turma/módulo e o último dígito se refere ao código do semestre ou ano da sua matriz curricular.

Outros detalhes do passo a passo da rematrícula e de algumas ocorrências que podem surgir ao longo do processo você confere no tutorial abaixo: