pós-graduação

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra a ação gaúcha voltada à prevenção do câncer de boca. Denominada de Maio Vermelho, a iniciativa contará com a realização de busca ativa em cinco bairros de Pelotas e atendimentos na Clínica Odontológica no dia 27 de maio.  

Considerado o quinto tumor mais frequente do sexo masculino no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode ser detectado em fase inicial da doença, o que permite tratamento mais efetivo e cura. Conforme a professora do curso de Odontologia da UCPel, Beatriz Bidigaray, o câncer de boca não tratado faz metástase muito rápido. “O paciente não tratado tem no máximo cinco anos de sobrevida”, alerta.

Para alertar a população sobre o câncer de boca, ações nos bairros Py Crespo, Pestano, Sanga Funda, Colônia Z3 e União de Bairros serão feitas. “Vamos visitar os territórios das nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais o bairro Colônia Z3 para conversar com os moradores e deixar materiais informativos em comércios”, explica a docente.  

Em dias de busca ativa nos bairros, poderá ser feito exames rápidos de saúde bucal. Caso alguma lesão com potencial maligno seja identificada, o paciente será encaminhado para exame na Clínica Odontológica da UCPel no dia 27 de maio, considerado o Dia D da campanha, explica a docente.   

 

Formas de prevenção ao câncer de boca 

Não fumarEvitar o consumo de bebidas alcoólicasManter o peso corporal dentro dos limites da normalidadeManter boa higiene bucalUsar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral

 

Sinais e sintomas

Os principais sinais que devem ser observados são:

Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechasNódulos (caroços) no pescoçoRouquidão persistente 

Nos casos mais avançados observa-se:

Dificuldade de mastigação e de engolirDificuldade na falaSensação de que há algo preso na gargantaDificuldade para movimentar a língua 

Fique atento a esses sinais e a mudanças na coloração ou aspecto da sua boca. No caso  de anormalidades, procure um profissional de saúde.

 

Capacitação 

75 acadêmicos do curso de Odontologia da UCPel do primeiro e segundo semestres irão atuar nas ações e participaram de capacitação nos dias 20 e 27 de abril. A iniciativa integra a disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva em parceria com o projeto Odontologia Hospitalar, coordenado pelos professores Beatriz Costa Bidigaray, Patrícia Guerreiro, Guilherme Antonello e Giovane Gomes.  

Cronograma das ações

04/05- 8h30 – Maio Vermelho no território da UBS Py Crespo

O4/05- 13h30 – Maio Vermelho no território do Pestano 

11/05- 08h30 – Maio Vermelho nas Olarias da Sanga Funda

11/05- 13h30 – Maio Vermelho no território da Colônia Z3

18/05- 13h30 – Maio Vermelho no território do União de Bairros 

27/05- a partir das 8h30 – atendimento dos pacientes captados nas atividades de território agendados para exames e biópsias no Campus Saúde da UCPel.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 – Com informações do site do INCA