Uma tarde de brincadeiras e muita diversão marcou a sexta-feira (21) dos moradores atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo. A festa em comemoração ao Dia das Crianças organizada pela UBS, em parceria com a Católica de Pelotas, promoveu a entrega de brinquedos e atividades educativas no interior do CTG Os Farrapos.

Após dois anos sem ser realizada devido a pandemia de Covid-19, este ano, nem o tempo instável atrapalhou o retorno da festividade que já se tornou tradicional no bairro. Moradora da comunidade, Daiane Lemos levou seus quatro filhos de idades entre quatro e 15 anos para curtir o evento. “Eu sempre trago eles, em todas as festas que tem, eles gostam bastante. É bem divertido”, comenta.

Feliz com o retorno da atividade, o coordenador da extensão e da educação continuada da UCPel, Daniel Schuch, destaca que o evento demonstra a característica da universidade que é a proximidade com as pessoas. “A gente precisa estar próximo da comunidade, estar levantando as necessidades da comunidade e precisamos ter momentos bons e felizes como esse”, reforça.

A responsável pela UBS, Luiza Ávila, reforça o esforço e a união dos profissionais para a realização do evento. “Quando a gente vem aqui, também demonstramos nossa questão de convivência em todos os sentidos, onde a gente vê eles não somente como nossos pacientes, mas também como nossos parceiros. E isso também da parte deles com a gente, tentando ampliar nossa parceria, não somente como equipe de saúde, mas como uma equipe que está ao lado deles em todos os momentos”, ressalta.

Durante a atividade, além de lanche e brinquedos infláveis, as crianças também puderam aprender sobre higiene bucal com os alunos do curso de Odontologia da UCPel. Também houve atualização da caderneta com a imunização contra a Poliomielite.

União coletiva para o bem do próximo

Para que a meta de mil brinquedos pudesse ser alcançada, diversos pontos de arrecadação foram disponibilizados. Desde julho deste ano, a empresária Pauline Hypólito contribuiu para a campanha, movimentando parcerias entre empresas e instituições. “Foi bem desafiador porque era um número muito grande, mas no final das contas, missão cumprida, a gente conseguiu 911 brinquedos”, explica.

Oportunidade de aprendizado prático

Pela primeira vez participando da festividade, a acadêmica do segundo semestre de Odontologia, Caroline Dias, destaca que atividades como essa auxiliam na sua formação profissional. “É muito importante, pois ajuda muito a conhecer outras pessoas, outras áreas, outros ambientes, que talvez antes de fazer o curso alguém não conhecia, não teve nenhum tipo de contato, então é muito importante”, ressalta a aluna.

Extensionista do projeto Aconchego, Luiza Lenz é aluna do oitavo semestre de Odontologia e atuou na organização da festa junto aos profissionais da UBS. “A gente fez a arrecadação dos brinquedos e na hora que as crianças pegavam o brinquedo abriam um sorriso e isso é maravilhoso, é muito incrível vivenciar isso. Eu sinto que vou ver uma profissional muito melhor só por ter essas experiências que eu estou vivendo”, salienta.

Redação: Kauã Blank