pós-graduação

Ocorre neste sábado o evento Agosto Dourado: Diálogos sobre saúde materno-infantil, que irá debater temas relacionados à maternidade. O encontro tem como público-alvo alunos e profissionais da área da saúde que desejam buscar qualificação sobre o assunto. 

A organização é do projeto de extensão Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida e do grupo Aconchego, ambos vinculados à Católica de Pelotas (UCPel). O evento irá acontecer no auditório Dom Antônio Zattera e a mediação e organização serão realizadas por docentes e acadêmicos da universidade. 

O professor Daniel Schuch, coordenador do projeto Aconchego, conta que o grupo sempre tenta tratar de maneira ampliada os temas relacionados à maternidade. Portanto, a programação conta com profissionais de diferentes áreas. “Pela manhã, serão discutidas questões sociais relacionadas à maternidade e, à tarde, as convidadas irão falar sobre cuidados pré e pós-natais”, explica.

Inscrições

Interessados em participar do Agosto Dourado devem acessar o formulário de inscrição. O valor é de R$ 15,00 – que será utilizado para custear o evento. O recurso excedente será revertido para a UBS Py Crespo, onde o projeto Aconchego atua. Aqueles que participarem terão certificado de oito horas. 

Confira a programação completa: 

Pela manhã: 

9h – Abertura9h30min –  Questões sociais da maternidade (cunho previdenciário) 

Natália Grillo – Assistente Social

9h50min – Aspectos Sociais e emocionais nba maternidade: Ênfase em resultados de estudos epidemiológico

Jéssica Trettim – Psicóloga 

10h10min – Reflexões Étnico-raciais da amamentação 

Carla Ávila – Cientista Social

Pela tarde: 

14h – Abertura14h30min – Cuidados com o assoalho pélvico durante a gestação e preparação para parto normal com fisioterapeuta pélvico

Estefânia Moraes – Fisioterapeuta

14h50min – Cuidados pós-natais e contínuos

Ana Carolina Cuimbra – Médica Pediatra

15h10min – Circunstâncias especiais da amamentação

Karen Carvalho – Enfermeira Obstetra 

Redação: Lizandra Vilela