“Eu acho que é um método incrível de aprendizado”. A fala da aluna Thaissa Gonçalves, do sétimo semestre de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), revela a mais recente experiência vivida pelos acadêmicos do curso. As aulas da disciplina de Clínica Infantil contam com uma nova metodologia – a realidade aumentada.

A inovação tecnológica consiste em um modelo de dente infantil impresso em 3D acoplado a uma base acrílica com QRCode. Para visualizar o dente em uma arcada dentária de criança, os alunos acessam um aplicativo, direcionam o celular para o código e passam a ter  uma vivência entre o mundo concreto e o virtual. Responsável por implantar a realidade aumentada em sala de aula, a professora Luísa Jardim de Oliveira, explica que a ideia surgiu a partir da necessidade de preparar os futuros profissionais para o trato com as crianças em consultório, além da intenção de tornar as aulas mais atraentes. “Esse método  faz com que o aluno já saiba como é esse dente, essa anatomia, essa relação com as outras estruturas. Tudo prepara para o atendimento de crianças e para a sua vida clínica”, afirma a docente.

A metodologia diferenciada foi criada a partir da  parceria entre a Odonto da UCPel, a clínica Odontorad e a Scanlab. Para a coordenadora da graduação, professora Patrícia Guerreiro, a inclusão da tecnologia nas aulas confirma a preocupação do curso em acompanhar as tendências do mercado de trabalho na área da Odontologia. “Buscar formas mais tecnológicas, inovadoras e que sejam compatíveis com a realidade aproxima os alunos de práticas exitosas”, avalia a coordenadora.

Experiência no TCC

Além de fazer parte das aulas dos alunos do sétimo semestre, a realidade aumentada na área odontológica também é tema de pesquisa dos alunos Nicolas Duarte e Maria . No trabalho de conclusão de curso, os discentes analisam, a partir da vivência com a metodologia aplicada em aula, como esse tipo de  inovação pode aprimorar as técnicas dos profissionais da área.“Essas tecnologias vão aprimorar a nossa técnica, nos fazendo profissionais melhores”, afirma Nicolas.

Conheça a metodologia inovadora adotada pelo curso de Odontologia da UCPel:

Redação: Alessandra Senna