Alunos do curso de Odontologia da UCPel, juntamente com integrantes do projeto de extensão “Atenção odontológica nos primeiros mil dias de vida”, promoveram uma tarde diferente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pestano, nesta terça-feira (29). O grupo realizou uma ação preventiva de saúde bucal para gestantes que fazem o pré-natal na unidade. Uma iniciativa capaz de levar saúde até para quem ainda nem chegou neste mundo.

Isso porque o trabalho realizado pelos estudantes, com o acompanhamento das professoras Luisa Oliveira e Beatriz Bidigaray, consiste em uma consulta odontológica semelhante ao atendimento de rotina feito pela grávida, mas com foco na saúde da boca da mãe e do bebê. São passadas informações sobre a importância do cuidado com os dentes e como essa ação preventiva irá influenciar na saúde da criança. “A ideia é a gente conseguir, o que chamamos de “geração de ouro”- que são esses bebês que estão vindo, que fossem crianças com uma saúde bucal melhor, livres da cárie”, explica Beatriz.

Aprendendo na prática

A iniciativa faz parte das atividades previstas na disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva 3- saúde de gestantes e puérperas, do 3° semestre. Doze alunos, como a Raquel Schneid, participam da ação preventiva e colocam em prática, principalmente, o contato com um público especial, responsável pela saúde dos futuros cidadãos. “A gente traz informações para elas em uma conversa descontraída, elas têm dúvidas e é muito importante que essas dúvidas sejam sanadas”, diz a universitária. A afirmação da estudante se confirma na alegria da Crissanda Rosa, grávida de 36 semanas de uma menina, ao ser atendida pelos alunos e professores da UCPel. “Tirei muitas dúvidas e achei todos atenciosos”.

Atendimento, com cuidado

Cerca de 20 mulheres participam da ação que encerra na quarta-feira (30). Todas são atendidas com hora marcada a fim de evitar aglomerações e cumprir os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. Ao chegarem recebem um kit de higiene bucal, uma lembrança dos estudantes, além das orientações sobre os cuidados com os dentes. Aquelas que relatam ter problemas  são examinadas pelos alunos e integrantes do projeto. Casos que precisem de tratamento são encaminhados para a clínica odontológica da UCPel.

Redação: Alessandra Senna