Laserterapia

Super-heróis, vilões, meninos e meninas, animais que parecem gente. Quem pensou em  personagens de histórias em quadrinhos ou de livros infantis, acertou! Em conteúdos físicos ou virtuais esse mundo exerce verdadeiro fascínio nas crianças. Foi pensando na empatia da literatura com os pequenos que o projeto de extensão Descomplicando a Anatomia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), está confeccionado o e-book “Anatomia para Crianças”.

A partir da proposta de tornar a compreensão da anatomia acessível e da divisão dos alunos participantes do projeto extensionista  em três grupos de atividades, surgiu o conteúdo virtual voltado pra “turminha” curiosa e conectada. “Uma das linhas de desenvolvimento do projeto de extensão é a elaboração de materiais didáticos. Em tempos de pandemia optamos pela criação do e-book por acreditarmos que seria uma maneira mais simples e democrática de divulgação”, explica a coordenadora do projeto, professora Maria Teresa Bicca Dode.

Para confeccionar o material, as três estudantes de Medicina, envolvidas na elaboração do e-book, primeiro identificaram os assuntos mais abordados pelos alunos das séries iniciais e depois partiram para a busca destes temas em publicações confiáveis. O processo agora é de estruturação do livro, conta a aluna líder da iniciativa, Thaiane Testa, do 3° ano da Medicina. “Os conteúdos e atividades já estão quase todos feitos.Quando essa parte for concluída pretendo entrar numa fase de revisão pra adequar as questões de linguagem e avaliação de nível de dificuldade das atividades”, explica Thaiane, que é também autora das ilustrações do e-book.

Temas do livro

Para gerar identificação com os alunos que irão utilizar o material, meninos e meninas da mesma idade são os personagens do livro. Em 30 páginas eles apresentam temas como:corpo humano, covid-19, cor da pele, profissões da saúde e vacinas. Há também espaço para questões sociais, como o respeito às diferenças da cor da pele, por exemplo.

Piloto e escolas públicas

A ideia é apresentar o e-book “Anatomia para Crianças” aos alunos do Instituto Dom Antônio Zattera (IMDAZ), como uma espécie de piloto, para que sejam realizados ajustes no material. O lançamento oficial deve ocorrer durante o Salão Universitário da UCPel, em outubro, e logo em seguida disponibilizado nas redes sociais do projeto. A ideia principal, destaca a professora Maria Teresa, é que o e-book seja adotado por professores e tutores, principalmente de escolas públicas. “Todos os materiais produzidos pelo Descomplicando a Anatomia serão distribuídos de forma ampla, porém nosso foco é mesmo produzir subsídios principalmente para escolas públicas, que possuem mais dificuldade de acesso a materiais e livros”, conclui a professora.

O que é o Descomplicando a Anatomia

Com a participação de alunos de seis cursos da área da saúde da UCPel – Odontologia, Medicina, Enfermagem, Estética e Cosmética EaD, Farmácia e  Fisioterapia, o Descomplicando a Anatomia se propõem a produzir materiais didáticos alternativos físicos e digitais para os mais diversos níveis de ensino (educação infantil, fundamental, médio, técnico e superior). Além disso, a ação extensionista quer estimular o pensamento criativo dos alunos; promovendo o processo de investigação e solução de problemas, além propiciar vivências capazes de desenvolver aptidões essenciais ao mercado de trabalho, como ajudar o paciente a entender seu corpo e evitar a doença. Além da professora Maria Teresa, o projeto também conta com a supervisão do professor Max Afonso.

Redação: Alessandra Senna