pós-graduação

O tema abordado pelas discentes Luiza de Lima e Marcela Goldenberg para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com orientação da professora Luísa de Oliveira, gerou um e-book com informações gerais dos malefícios do açúcar e os problemas que ele causa à saúde, disponibilizando ainda alternativas, como substituições e receitas práticas de alimentos para crianças, entre outras orientações.

O e-book foi disponibilizado para a comunidade que faz uso dos serviços de saúde da UCPel através de cartazes espalhados pelo Campus Saúde da Católica. Para conhecer o material, basta acessar este link.

Para a professora e orientadora da proposta, o assunto é de extrema importância, pois aborda uma substância muito prejudicial, o açúcar, fator determinante para a cárie. “O açúcar está relacionado a uma série de doenças de comprometimento geral, como a obesidade, doenças cardiovasculares e outros tipos”, frisa a docente. 

Segundo a aluna Luiza de Lima, durante a graduação foi possível perceber com clareza uma grande dificuldade para enfatizar os malefícios do consumo excessivo de açúcar nos locais onde ocorrem atividades práticas, principalmente para as crianças, que costumam ingerir apenas o que é oferecido pelos pais ou responsáveis.

“Isso despertou um interesse de como nós, acadêmicas que atuam no SUS, poderíamos desenvolver algo para chamar a atenção da população que frequenta os locais onde a universidade presta serviços, levando a esse público informações sobre o assunto do nosso TCC, visto que o consumo excessivo de açúcar, tanto para crianças quanto para adultos, interfere significativamente na saúde geral de todos. Por isso tivemos ainda mais vontade de enfatizar, pois não se trata apenas da saúde bucal e da doença cárie, mas da saúde geral da população. Assim, nosso trabalho foi desenvolvido com o intuito de ser útil não apenas à população que está no dentista, e sim a todos que frequentam os serviços de saúde por diversas causas”, aponta a acadêmica.

Confira o vídeo:

Redação: Tiago RodriguesFotos e vídeo: Leandro Lopes