pós-graduação

Sete cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram bem avaliados pelo Guia da Faculdade do jornal Estado de S. Paulo. Obtiveram nota 4 (considerados muito bons) Arquitetura e Urbanismo, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia

Outros três cursos, Enfermagem e Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) receberam a nota 3 (considerados bons). O índice que vai de um a cinco leva em consideração três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

A avaliação foi feita por 9 mil docentes de todo o país, utilizando a metodologia por pares. Cada curso foi avaliado por seis professores, e cerca de 16 mil graduações em todo país integram a edição do Guia 2021. 

Entre os pré-requisitos para participação estão ser reconhecido no Ministério da Educação (MEC) e ter pelo menos uma turma com alunos formados. Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade.

 

Qualificação constante 

Na avaliação da pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patricia Giusti, o bom desempenho da universidade se deve à preocupação constante com a qualidade dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. “Existe uma revisão sistemática dos projetos pedagógicos, o que faz com que após as análises, especialmente em cima do perfil do egresso, o planejamento seja revisto para acompanhar o processo de melhoria”, conta. 

Associado a revisão constante, ocorre investimento em uso de tecnologia, de infraestrutura, de novos livros, e, também, de corpo docente. “Buscamos a qualificação permanente de professores, não só nas questões técnicas de conhecimento, mas sobretudo no desenvolvimento de habilidades e competências que hoje são fundamentais na formação de novos profissionais”, diz.  

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101