Laserterapia

Docentes dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia participam de capacitação voltada à metodologia de simulação realística. Anteriormente realizada no formato presencial, a capacitação ganhou novo viés digital, conforme orientação do Comitê Interno de Gestão – COVID 19.  

O treinamento ocorre até o mês de julho e contribuirá para aumentar o número de professores e alunos que utilizam o Laboratório de Simulação Realística (Simlab) em período de aula. “As ferramentas de simulação tornam as aulas mais atrativas, práticas e interativas”, avalia a coordenadora do Simlab, professora Ana Cristina Moraes.        

Dividido em duas etapas, teórica e prática, o curso aborda a construção de cenários e roteiros de simulação, comunicação no contexto de segurança do paciente, avaliação sobre simulação voltada aos alunos, entre outros. A fase prática, organizada em pequenos grupos, ocorre no Simlab para testagem de cenários e programação de conteúdos para as aulas. 

Atualmente, 15 professores utilizam a estrutura do Simlab para as suas atividades. “A simulação não substitui a prática do estudante, mas é uma ferramenta que permite mantê-lo interessado no assunto. A demonstração prática da simulação permite que o aluno tenha ideia do dia a dia da profissão”, avalia. 

A capacitação do Simlab ocorre anualmente e é voltada aos docentes interessados em utilizar a estrutura do laboratório em suas disciplinas. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101