pós-graduação

O Projeto de Extensão Atenção Odontológica nos Primeiros Mil Dias de Vida, ligado ao curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), promove a conscientização da saúde bucal de gestantes e bebês. No mês de junho, a principal ação do projeto, composto por cinco alunos bolsistas e outros 25 voluntários, consistiu na realização de três lives no Instagram com participações de especialistas da área de Odontopediatria.

Cada uma das lives abordou um tema específico. A primeira foi sobre “A atuação do dentista nos primeiros mil dias de vida”, comandada pela professora Simone Tuchtenhagem, da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim/RS. Na segunda live, a professora Francine Costa, da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), de Lajeado/RS, falou sobre o “Desenvolvimento da Criança e Saúde Bucal: Abordagem dos fatores de risco comuns”. E a terceira conversa trouxe como tópico “Anquiloglossia: Diagnóstico e Tratamento”, através da participação da professora Vanessa Costa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As lives ocorreram na página oficial do projeto no Instagram, “Pex1000dias”. Posteriormente, o conteúdo foi publicado no feed e já atingiu mais de 500 visualizações e pode ser acessado no instagram do Pex1000dias.

A responsável por ministrar os encontros foi a professora do curso de Odontologia e do Mestrado em Saúde no Ciclo Vital, Luisa de Oliveira, que também contou com apoio e idealização da acadêmica Camila Amaral. “Em tempos de distanciamento, levar informações e apoio às famílias para esse cuidado com as crianças é muito importante, já que há redução na utilização dos serviços de saúde bem como ausência das atividades escolares”, explicou Luisa.

Materiais informativos 

Em outra ação promovida pelos participantes do projeto de extensão, foram produzidos materiais informativos. Alunos do primeiro ao nono semestre estiveram envolvidos na produção dos conteúdos, que tratam de temas voltados a prevenção de problemas e educação sobre saúde bucal, desde a gestação até o segundo ano de vida do bebê. Os materiais vêm sendo divulgados através das redes sociais e em grupos de whatsapp da UBS Py Crespo e da Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco (HUSFP).

Redação: Rafael Mirapalheta