Onde estudar Odontologia
Atendimento na Clínica Odontológica Infantil da UCPel.

Odontologia é um curso com alta demanda e alta oferta, isto é, muitos estudantes procuram e várias instituições de ensino oferecem. O problema de ter tantas opções é que o vestibulando pode ficar na dúvida sobre onde estudar Odontologia.

Atenção aqui: a escolha deve ser criteriosa e não aleatória ou com base em critérios como a localização da universidade, que nada têm a ver com a qualidade do ensino e da formação.

O mercado de trabalho na área é promissor, mas competitivo. Isso quer dizer que o futuro profissional precisa de uma formação de boa qualidade para se diferenciar e se destacar.

Mas como fazer essa escolha criteriosa que estamos sugerindo aqui? É o que vamos explicar a seguir.

Como escolher a universidade para cursar Odontologia

Os critérios que vamos apresentar a seguir são características que recomendamos avaliar no processo de escolha da universidade em que você vai estudar Odontologia.

Os três primeiros critérios servem também para quem estiver pensando em cursar outra graduação. Já o quarto, apesar de ser importante para futuros profissionais de outras áreas, é um ponto de atenção maior para quem quer estudar Odontologia.

Qualificação do corpo docente

Onde estudar Odontologia
Professor orienta aluna do curso de Odontologia em simulador

Corpo docente é o grupo de professores que lecionam em determinado curso. Os melhores cursos, é claro, têm os melhores professores.

Um bom indicativo para fazer essa avaliação é observar a formação dos professores. Veja se eles têm cursos de especialização, mestrado e doutorado e considere a robustez de sua produção acadêmica (consulte a Plataforma Lattes para conferir seus currículos acadêmicos).

Em um curso como Odontologia, também é importante contar com alguns docentes com sólida experiência prática no mercado.

Reputação da instituição de ensino

Investigue a história da universidade. Qual a reputação da instituição no mercado? O que alunos e ex-alunos têm a dizer sobre ela?

Confira também a nota dada pelo Ministério da Educação (MEC), que leva em conta o Conceito Enade (que avalia o desempenho dos alunos), o CPC (Conceito Preliminar de Curso, indicativo da qualidade do curso) e o IGC (que avalia a qualidade da instituição).

Cultura e política de ensino da universidade

Este é um critério um pouco mais difícil e subjetivo para se avaliar. Mas lendo os conteúdos de divulgação da universidade e conversando com pessoas que estudam ou estudaram nela você pode ter uma ideia geral sobre sua cultura e política de ensino.

Há, por exemplo, instituições mais voltadas para o mercado de trabalho e outras para a área acadêmica, com forte incentivo à iniciação científica e pós-graduação stricto sensu. A partir daí, escolha um curso que esteja alinhado com o que você deseja para sua formação.

Infraestrutura do curso

Estrutura da Clínica de Odontologia da UCPel

Chegamos ao critério de escolha que consideramos mais importante na Odontologia do que na maioria das demais formações.

A grade do curso é composta por muitas horas práticas, afinal, o aluno precisa ter um bom conhecimento sobre como é a realidade do ofício, o que não se obtém somente com a teoria lecionada dentro de uma sala de aula padrão.

Por isso, é importante que a universidade esteja equipada com laboratórios completos e bem equipados para as práticas odontológicas. Melhor ainda se contar com um hospital universitário, para quem deseja vivenciar a Odontologia Hospitalar.

Onde estudar Odontologia no RS?

Agora que você já conhece os critérios que precisa levar em consideração ao escolher onde fazer Odontologia, comece a buscar informações.

Se você pretende estudar no Rio Grande do Sul, um dos estados brasileiros com maior qualidade de vida, confira algumas opções de instituições de ensino que trabalham com o curso:

• UCPel
  • UFPel
  • UFRGS
  • UFSM
  • Ulbra
  • Unisc
  • Univates
  • UPF
  • PUCRS

Onde estudar Odontologia no Brasil?

Está procurando por opções em todo o Brasil? Confira uma lista com algumas das principais universidades brasileiras que têm o curso de Odontologia:

• UEL (PR)
  • UERJ (RJ)
  • UFMG (MG)
  • UFPE (PE)
  • UFPR (PR)
  • UFRJ (RJ)
  • UFSC (SC)
  • UNAERP (SP)
  • UNB (DF)
  • Unicamp (SP)
  • UNIP (SP)
  • UP (PR)
  • USP (SP)

Por que estudar Odontologia na UCPel?

Campus I da UCPel

Entre tantas opções, convidamos você a analisar com carinho uma: o curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Ele atende a todos os critérios necessários para uma boa escolha:

• Corpo docente qualificado
  • Laboratórios bem equipados e hospital universitário
  • Biblioteca física atualizada e com bom ambiente para os estudos
  • Incentivo à iniciação científica
  • Nota máxima (5) na avaliação do MEC

Quer saber mais? Acesse o site do curso de Odontologia da UCPel e confira todas as informações que você precisa para fazer a melhor escolha.