pós-graduação
Especialidades da odontologia
Estudante com atuação na clínica odontológica

Odontologia é um curso bastante procurado por estudantes interessados na área da saúde por conta de sua atuação diversificada.

Quem se forma na área pode optar por diversas especializações, oferecendo atendimentos focados para se destacar dos concorrentes.

Mas você conhece as principais especialidades da odontologia? Neste post, listamos algumas das áreas principais e mais procuradas para você escolher a que mais combina com o seu perfil.   

[rock-convert-cta id=”10460″]

Quais são as especialidades da Odontologia?

De acordo com a Resolução nº 161, de 2015, do Conselho Federal de Odontologia, os profissionais formados podem se especializar nas seguintes áreas:

  • Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais;
  • Dentística;
  • Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Implantodontia;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do esporte;
  • Odontologia do trabalho;
  • Odontologia legal;
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia funcional dos maxilares;
  • Patologia oral e maxilo facial;
  • Periodontia;
  • Prótese buco-maxilo-facial;
  • Prótese dentária;
  • Radiologia odontológica e imaginologia;
  • Saúde coletiva e da família.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre as 7 especialidades da odontologia mais procuradas pelos profissionais.

1. Odontopediatria

A odontopediatria se dedica à promoção da saúde bucal em crianças. O profissional da área é bastante importante, pois atua na preservação dos dentes de leite, além de auxiliar no desenvolvimento da fala e da mastigação.

Atendimento na Clínica Odontológica Infantil da UCPel

A principal característica do odontopediatra é a paciência. Isso porque, durante a infância, é comum que os pacientes negligenciem a higiene bucal. Além disso, pacientes nessa idade estão mais propensos a desenvolver o medo de dentista e outros traumas.

Assim, é importante que o profissional tenha muito tato e sensibilidade para lidar com os pacientes, para que eles aceitem o tratamento com mais tranquilidade.

2. Ortodontia

A ortodontia é uma das especialidades mais conhecidas da odontologia. Ela é responsável pela correção, prevenção e diagnóstico de maxilares e dentes mal posicionados.

Os alunos dessa especialização aprendem a realizar um planejamento completo do tratamento ortodôntico por meio de etapas, como histórico médico e dentário, exames clínicos, moldes de gesso e fotografias e radiografias da arcada.

O profissional está habilitado para trabalhar com todos os tipos de aparelhos ortodônticos, desde os tradicionais fixos e móveis até expansores ou alinhadores.

3. Dentística

Dentística ou odontologia estética é a área da odontologia que atua com tratamentos relacionados à beleza dos dentes e da boca como um todo.

Entre os procedimentos realizados por profissionais dessa especialidade odontológica estão as resinas e facetas, peelings gengivais, clareamentos e restaurações estéticas.

A área ganha cada dia mais espaço, o que motiva o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas. Isso significa que os profissionais especialistas devem se manter em constante processo de aprendizagem.  

4. Endodontia

Endodontista é o profissional especializado em problemas relacionados à polpa e à raiz dos dentes, ou seja, ele é o responsável pelos tratamentos de canal.

Embora esse tipo de tratamento possa ser realizado por qualquer dentista, o especialista tem maior domínio sobre o assunto e saberá utilizar as técnicas mais eficazes em cada situação.

O profissional avalia a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz dos dentes, caso haja alterações por fraturas, traumas ou cáries.

5. Implantodontia

A implantodontia é a área responsável por restabelecer a função estética e mastigatória de pacientes que perderam um ou mais dentes. Dessa forma, o profissional especialista atua com reconstruções, implantes e próteses dentárias.

Modelo dentário

Esse tipo de tratamento vem se tornando mais acessível e, portanto, apresenta uma crescente procura pelos pacientes. Por conta disso, a área representa uma boa oportunidade de crescimento para os profissionais.

6. Odontologia legal

Mais recente e menos conhecida, a área de odontologia legal é responsável pela realização de exames, perícias judiciais e laudos técnicos, auxiliando na identificação de corpos pela análise de arcada dentária.

O profissional habilitado pode atuar em universidades, convênios odontológicos e nos IMLs (Institutos Médicos Legais), prestando consultoria como autônomo.

7. Odontogeriatria

Focada na saúde bucal dos idosos, a odontogeriatria é outra área em crescimento, isso porque a taxa de envelhecimento no Brasil e no mundo vem aumentando cada dia mais.

Durante a especialização, o profissional aprende técnicas e maneiras distintas de trabalhar com o público da terceira idade, proporcionando mais qualidade de vida para o paciente.

Como se especializar em uma das áreas da Odontologia?

O título de especialista é um importante diferencial para os profissionais de odontologia. Com ele, o dentista aumenta sua competitividade no mercado, melhora o currículo e consegue potencializar seus ganhos.

Os cursos de especialização lato sensu têm duração média de 18 a 24 meses e dão direito ao certificado de especialista.

Na hora de escolher a modalidade, é importante buscar por áreas de atuação com as quais você já tenha afinidade, além de observar as principais tendências de mercado.

Estude na UCPel e torne-se um dentista qualificado

Laboratório de Práticas Odontológicas da UCPel

Quer garantir um diploma de Odontologia em uma instituição gabaritada? A graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prepara o estudante para se tornar um profissional completo.

Com clínicas modernas e atualizadas, os alunos têm acesso a tecnologia de ponta para realizar atividades práticas desde o primeiro semestre.

Comece agora mesmo a sua graduação em Odontologia. Acesse nosso site e confira o currículo completo do curso.

[rock-convert-cta id=”10458″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *