Se você está pensando em se tornar um cirurgião dentista, é bom conhecer as matérias de Odontologia para saber o que vem pela frente.

O curso costuma ser bastante denso e abarcar diversos assuntos para preparar os alunos para os mais diversos desafios da área.

No post de hoje, vamos mostrar como um curso de Odontologia funciona e quais as principais disciplinas abordadas e mostrar algumas dicas que você pode aplicar na sua rotina para dar conta das matérias sem sofrer. Confira!

[rock-convert-cta id=”10460″]

Como é o currículo de Odontologia?

O currículo de Odontologia é bastante diversificado e conta com disciplinas práticas e teóricas sobre diferentes áreas, como:

• Ortodontia
  • Odontopediatria
  • Odontologia estética
  • Implantodontia

Além disso, os cursos de graduação podem exigir o cumprimento de algumas horas de estágio supervisionado, para que o aluno vivencie a rotina da área escolhida.

A apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC) é outra das exigências para se obter o diploma de Odontologia.

Mas quais são as matérias estudadas durante o curso? É o que vamos ver a seguir!

Quais as principais matérias do curso de Odontologia?

Matérias de Odontologia e a prática

Quer saber quais são as disciplinas de Odontologia que você verá durante o curso? Confira uma lista com 8 das principais matérias!

Bioquímica

Uma das principais matérias de Odontologia é a Bioquímica, que apresenta aos alunos as estruturas orgânicas, as macro e biomoléculas, o funcionamento dos processos metabólicos e digestivos, além de estudar também a absorção de nutrientes.

Anatomia

A Anatomia é uma matéria que estuda o corpo humano e seus sistemas. No caso do curso de Odontologia, essa disciplina tem o foco nas estruturas da cabeça e do pescoço, como ossos e dentes.

Farmacologia

O foco da Farmacologia é na atuação de medicamentos no corpo do paciente, uma vez que a rotina do profissional de Odontologia pode envolver a administração de alguns fármacos (para a anestesia, por exemplo).

Assim, essa disciplina estuda as formas de absorção e eliminação dos fármacos, garantindo um conhecimento básico sobre os medicamentos que podem ser prescritos pelo profissional, desde anti-inflamatórios até antibióticos.

Bioética

A Bioética é uma das mais importantes disciplinas de Odontologia, porque permite que os alunos reflitam sobre sua atuação profissional levando em conta as questões éticas da profissão e da área da saúde.

Essa matéria oferece as ferramentas para que o estudante conheça o desenvolvimento das ciências e as condutas ou responsabilidades do profissional de saúde e discuta sua atividade em contextos atuais, com base em uma série de princípios.

Além disso, a Bioética prepara os alunos para dilemas éticos que podem ser encontrados no transcorrer da vida profissional.

Ortodontia Preventiva

Na disciplina de Ortodontia Preventiva, você vai saber mais sobre oclusões, maloclusões e o comportamento das estruturas do crânio e da face.

Você também vai aprender a construir aparelhos ortodônticos, além de atribuir diagnósticos sobre a dentição dos pacientes.

Clínica

O currículo de Odontologia envolve a Clínica, desde a etapa de exames clínicos e laboratoriais até o diagnóstico. Você vai aprender a identificar anormalidades na cavidade bucal por meio dos exames.

Também vai saber como diagnosticar corretamente doenças periodontais e cáries, além de prescrever tratamentos e formas de prevenção aos pacientes.

Patologia

A disciplina de Patologia costuma abordar assuntos como diferenciação celular, neoplasia, distúrbios circulatórios, lesões celulares, patogenia e alterações patológicas, a partir de conhecimentos teóricos e práticos.

Epidemiologia

A Epidemiologia estuda a propagação e a evolução de doenças e epidemias nas populações, seus modos de prevenção e fatores condicionantes.

No currículo de Odontologia, a disciplina de Epidemiologia oferece as bases dessa área do saber para desenvolver o pensamento crítico do aluno e ajudá-lo a compreender as evidências científicas que sustentam o conhecimento.

Agora que você já conhece algumas matérias de Odontologia, confira dicas para encarar o curso sem sofrimento!

Dicas para não sofrer nas disciplinas de Odontologia

O curso de Odontologia pode ter uma carga horária densa e exigir uma grande dedicação por parte dos alunos.

Mas com disciplina e organização de estudo, é possível se formar com boas notas, evitando a sobrecarga de matérias. Confira algumas dicas para não sofrer nas disciplina de Odontologia:

• criar uma rotina de estudos e utilizar um cronograma de estudo realista
  • não deixar para estudar tudo antes das provas
  • tirar as dúvidas na sala de aula com os professores
  • organizar grupos de estudos com seus colegas
  • fazer resumos da matéria estudada depois das aulas
  • utilizar a biblioteca da faculdade para consulta a materiais complementares
  • acompanhar o trabalho de outros profissionais de Odontologia no Instagram e no Youtube
  • se estiver fazendo estágio, falar com outros dentistas e aproveitar para conversar sobre a profissão e seus principais desafios

Conheça o currículo de Odontologia da UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece um curso completo de Graduação em Odontologia, conceituado no MEC. Ao todo, são 10 semestres em tempo integral, com toda a base para quem quer se tornar um profissional qualificado.

Conheça todas as matérias do curso de Odontologia da UCPel.

[rock-convert-cta id=”10458″]

4 comentários em “Matérias de Odontologia: saiba o que você vai estudar no curso