pós-graduação
O que faz um cirurgião dentista?

Você sabe o que faz um cirurgião dentista? Esse profissional é capacitado para atuar em diferentes frentes da Odontologia, desde a prevenção até o diagnóstico e o tratamento de doenças bucais.  

No post de hoje, vamos explicar as principais atribuições de um cirurgião dentista e qual a jornada para quem deseja exercer essa profissão. Confira!

O que faz um cirurgião dentista?

Um cirurgião dentista pode exercer diversas especialidades dentro do ramo da Odontologia.

Esse profissional tem capacidade para indicar e desenvolver aparelhos ortodônticos, realizar implantes dentários e até alguns procedimentos estéticos regulamentados por lei, como o botox e a harmonização facial.

O cirurgião dentista também pode atuar no tratamento de câncer na boca e fazer cirurgias corretivas em seus pacientes — além de procedimentos mais simples, como a extração de dentes ou a remoção de cáries.

Mas qual a diferença entre dentista e cirurgião dentista? É o que vamos ver a seguir!

Todo dentista é cirurgião?

Nem todo dentista é cirurgião. É possível exercer a clínica e ser um profissional mais generalista. O dentista clínico-geral também está apto a realizar alguns procedimentos no consultório, como limpezas nos dentes e restaurações. 

Esse dentista avalia o paciente e, se for o caso, pode encaminhá-lo para um especialista no problema apresentado, o cirurgião dentista. 

Mas, para poder atuar como cirurgião, o profissional precisa estar registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Isso pode ser feito no fim da graduação de Odontologia, já que é necessário apresentar o diploma no momento da inscrição no CRO.

Você quer se tornar um cirurgião dentista? Então veja a seguir como isso pode ser feito!

Como se tornar um cirurgião dentista?

Como vimos, para se tornar um cirurgião dentista, o estudante precisa concluir o curso de graduação em Odontologia e estar registrado no CRO se seu estado.

Além disso, é possível escolher uma área de atuação específica.

A graduação em Odontologia já confere a titulação de cirurgião dentista, mas há diversas especializações disponíveis no mercado que agregam novas possibilidades à formação e contemplam diferentes áreas da Odontologia, como:

  • Odontopediatria
  • Ortodontia
  • Dentística
  • Endodontia
  • Implantodontia
  • Odontologia legal
  • Odontogeriatria

A maior parte dos cursos de especialização lato sensu têm duração de 18 a 24 meses e capacitam o profissional de Odontologia para atuar como cirurgião dentista especializado na área escolhida.

Para diversificar seu currículo, ampliar suas áreas de atuação, expandir seu conhecimento e se diferenciar como profissional, você pode cursar mais de uma especialização.

Dê o primeiro passo para ser cirurgião dentista

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com a graduação em Odontologia, o primeiro passo para quem deseja se tornar um cirurgião dentista.

O curso está dividido em 10 semestres, com duração de 5 anos no total. O tempo de dedicação é integral (manhã e tarde), e a graduação conta com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

O estudante entrará em contato com disciplinas práticas e teóricas, que preparam para o mercado de trabalho, além de laboratórios de ensino equipados com tecnologia de ponta, para um ensino de primeira linha.

Para mais detalhes sobre o curso de Odontologia da UCPel, entre no site da universidade.

[rock-convert-cta id=”10458″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *