Guia de carreira Odontologia

Neste guia de carreira da Odontologia, vamos explicar o que é a Odontologia, quanto ganha um dentista em início de carreira e o que você precisa fazer para se formar na área.

Além disso, você também vai entender quais são as possibilidades e perspectivas da carreira de um cirurgião dentista, informações que podem ajudar você a tomar sua decisão ao se inscrever no vestibular.

Boa leitura!

O que é Odontologia?

Odontologia é uma área da saúde que cuida da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de patologias dos dentes e da boca.

A Odontologia abarca uma grande variedade de procedimentos, que podem ser realizados em clínicas, consultórios ou centros cirúrgicos, como:

• Implantes dentários
  • Extração de dentes
  • Restaurações
  • Tratamentos de cárie, canal e bruxismo
  • Aplicação de facetas de porcelana e resinas
  • Limpezas dos dentes
  • Enxertos ósseos
  • Modelação de aparelhos ortodônticos e dentaduras
  • Harmonização facial

Se você quer seguir uma carreira na Odontologia, talvez tenha interesse em saber quanto ganha um dentista. É o que você vai saber no próximo tópico deste guia.

Quanto ganha um dentista?

O salário de um dentista varia muito, de acordo com o tempo de experiência e a área de atuação.

Segundo levantamento do site MundoVestibular, uma pessoa recém-formada, que vai trabalhar em uma clínica, pode começar ganhando entre R$ 2.400 e R$ 4.000 e aumentar o salário com o tempo.

Diferentes especialidades odontológicas também contam com salários diversificados e a média pode variar entre R$ 4.000 e R$ 6.000, dependendo da área.

O salário de profissionais mais experientes, com mais de 8 anos no mercado, pode ultrapassar os R$ 9.000.

Já para quem trabalha em consultório próprio, os valores mensais variam conforme a quantidade de consultas realizadas, as especialidades atendidas e o tipo da consulta (particular ou por convênio).

Como se formar em Odontologia?

Para se tornar um dentista, você deve cursar uma graduação em Odontologia, em uma instituição de ensino pública ou particular.

Durante o curso, pode haver a necessidade da entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último ano e de estágio supervisionado em alguns semestres.

Além disso, depois da faculdade, você precisa se registrar junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado para exercer a profissão de cirurgião dentista.

Mas a sua formação em Odontologia não precisa acabar na graduação. Há diversas especializações na área, e você pode escolher um ramo de atividade para aprofundar o seu conhecimento. Algumas possibilidades são:

• Odontopediatria
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais
  • Ortodontia
  • Dentística
  • Harmonização Orofacial
  • Endodontia
  • Implantodontia
  • Odontologia legal
  • Prótese Dentária
  • Odontologia Hospitalar
  • Radiologia odontológica
  • Odontogeriatria

As especializações fazem parte da pós-graduação lato sensu em Odontologia, e podem durar entre 18 e 24 meses. Você também pode fazer um Mestrado ou um Doutorado na área, se quiser avançar na pesquisa acadêmica da área e quem sabe lecionar no futuro.

Quanto tempo dura a faculdade de Odontologia?

A duração da faculdade de Odontologia pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida para o curso. Mas, em média, a graduação dura 5 anos em período integral. Isso significa que o aluno pode ter aulas em dois turnos.

Essa carga horária intensa é necessária para preparar o profissional para os diversos desafios da área de Odontologia. A faculdade oferece disciplinas teóricas e práticas, além de aulas em laboratório, clínicas e unidades de saúde, dependendo da universidade.

Você também pode realizar uma Iniciação Científica ainda durante a graduação, para se aprofundar em alguma área do seu interesse dentro do universo da Odontologia.

Essa é uma ótima forma de ver se você tem afinidade com a vida acadêmica, podendo estender sua formação para uma pós-graduação.

Mas o que você pode realizar em uma carreira de dentista? São muitas opções! Confira algumas delas a seguir.

O que fazer na carreira de Odontologia?

Depois de se formar em Odontologia, você pode abrir um consultório próprio, ter uma franquia ou dividir um espaço com algum colega de faculdade ou familiar que também seja dentista.

Alguns estudantes também trabalham no consultório da família depois de formados e mesmo durante o estágio supervisionado.

Há diversas clínicas de Odontologia nas quais você pode prestar atendimento como dentista. Assim, não é necessário arcar com o aluguel ou com a manutenção do espaço por conta própria.

Outra possibilidade para quem cursa Odontologia é seguir carreira acadêmica e dar aulas em universidades públicas ou particulares.

Para ficar por dentro de tudo sobre a carreira de cirurgião dentista, continue acompanhando o blog da Odontologia UCPel.